quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ESTE É O NOSSO BRASIL

Não sei quantas vezes já tive que responder perguntas sobre o paradeiro de Ricardo Guimarães, ex-presidente do Atlético. Não tivemos mais nenhum contato, depois que deixou o clube. Segundo soube, por amigos comuns, Ricardo, desiludido com a Imprensa mineira, decidiu escolher meia dúzia dos mais próximos e ignorar o resto. Visto não ser próximo dele e de nenhum outro cartola, estou ignorado. Gosto do Ricardo Guimarães. Só não gosto do BMG e do que a instituição faz, impunemente, com os pobres aposentados de todo País, presos nas malhas do seu empréstimo compulsório.

Você é um desses? Gostaria de quitar, antecipadamente, o empréstimo consignado feito em momento de aperto e que, consta em contrato, pode ser pago a qualquer época com desconto dos juros? Eu sou um desses trouxas. Uma vez precisei de grana e recorri ao empréstimo consignado do BMG, como funcionário público estadual aposentado. Na época de acertar o empréstimo uma represente credenciada do banco veio à minha. Quando quis quitar esse empréstimo, telefonei pra tal pessoa e não consegui falar mais com ela. Soube que pra conseguir o extrato com os cálculos da quitação antecipada eu teria que ir, pessoalmente, à uma agência do BMG. Na época, existia uma perto do prédio principal onde ficam Ricardo, Nélio Brant e a turma toda de cartolas do banco. Demorou uns 20 dias, mas foi fácil.

Fiz outro empréstimo. A coisa tava preta. 48 meses pra pagar. Porém, as finanças melhoraram e resolvi quitar os 12 meses que faltam. Me dirigi àquela agência que citei acima. Dei com a cara na porta. Agência fechada. Fui ao prédio central e a atendente da portaria, ao lado de um segurança mal encarado, me entregou um panfleto, com mapa, endereço e tudo mais: em Contagem. Só lá, no período de 10h às 16h poderia conseguir o tal extrato. Sem essa de 0800; Internet ou coisas tantas. Pessoalmente, ou por meio de procuração.

Foi feito isso no Rio, em São Paulo e no caixa prego. Jogada suja pra dificultar as coisas e evitar que o consumidor quite antes a dívida e o banco perca seus juros altos. Não me parece coisa do Ricardo Guimarães; contudo, sendo o dono, tem culpa maior no cartório. Como no caso do mensalão. Que fiz eu, então? Fiz o que todo consumidor que esteja nas garras do BMG, passando por igual problema, sem poder gritar na Imprensa, pois ela tá amordaçada pelas verbas de publicidade do banco: fui ao PROCON da Assembléia, ali na Rua Santa Catarina. Não é a primeira vez, nem será a última que recorro a ele em defesa dos meus direitos.

Não há vergonha nisso. O PROCON existe pra cumprir tais funções; chamar à responsabilidade os maus empresários, aqueles que tentam iludir, enganar e tomar dinheiro do povo. Fui bem atendido pelos jovens estagiários e o PROCON mandou notificar o Banco. Dia 14 de setembro, teremos uma audiência. Não quero tomar nada daqueles caras. Quero APENAS saber quanto devo e por meio desse extrato calcular se terei condições de quitar a dívida, antecipadamente. Que mal há nisso, doutor Ricardo Guimarães? Ruindade, pecado, desatino, é o que o BMG faz com seus clientes, que sustentam o complexo enorme. Moradores em Belo Horizonte são obrigados a ir a Contagem resolver problema simples que não custaria nada, nem tempo, na Internet, por fax, ou telefone. Multa nele, PROCON. E você amigo, não perca tempo. Vá atrás, também. Cuide de seus direitos.

Depois deste comentário desagradável, entro em um assunto mais triste, ainda; coisas desse Brasil: quando há paciente, não existem hospitais, doadores ou condições de transplantes. Quando existe hospital, doadores, gente interessada, faltam pacientes. Leia abaixo a mensagem que recebi, assinada pelo médico Eduardo Bezerra:

“O JORNAL DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA. ESTE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS.
ELE É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE 300 TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS, POIS HÁ ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA ISSO. ENTRETANTO, O HOSPITAL REALIZA SOMENTE CERCA DE 120 TRANSPLANTES POR MÊS, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES. AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS SÃO JOGADAS FORA POR PASSAR O TEMPO DE UTILIZAÇÃO E VALIDADE! REPASSANDO DE MÃO EM MÃO ESTE E-MAIL PODERÁ CAIR NAS MÃOS DE ALGUÉM QUE CONHEÇA ALGUÉM À ESPERA DE CÓRNEAS. ELA PODE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA -SP E SE CURAR!
TELEFONE - (15) 3212-7009- DE 2ª A 6ª FEIRA”

2 comentários:

  1. Bom dia Dr. Flávio!
    grande parte das pessoas que trabalham com futebol (dirigentes, jogadores, torcedores e IMPRENSA) não tem critérios nos comentários e análises. Esses militantes São inseguros, distorce fatos e estão sempre entrando em contradições.
    Não se sabe se é por ordem partida dos dirigentes, medo, paixão clubistica...mas que essas questões estão sendo manjadas e causando irritação nas torcidas disso não tenho nenhuma dúvida
    Vamos colocar como exemplo alguns jornalistas que fazem comentários, principalmente após os jogos do Cruzeiro e Atlético ( Júnior Brasil, LÉLIO GUSTAVO, emanuel carneiro, Artur morais, Milton naves, Marcos Guiotti, Cláudio Resende, Piquitito etc.)
    Vejamos alguns casos:
    quando o Cruzeiro faz gols , foi por méritos de seus jogadores. Jogadas trabalhadas...
    mas quando toma gol e perde o jogo , FOI POR DESCUIDO, BOBEIRA, FALHA... da defesa, goleiro...Gramado, chuva, frio, vento, desgates, desfalque, arbitragens etc.
    Agora PEGARAM no pé do Thiago Heleno que tem sido por esses jornalistas o responsável pelas falhas nos gols dos adversários.Porque será? porque esse jogador não dá muita atenção para eles? Não precisa ser um jornalista profissional para analisar e comentar um jogo. Basta ter uma boa visão e acompanha o jogo. Tanto é verdade que o diploma de jornalista não tem mais importância.
    Ontem, usaram todas desculpas citadas aqui. Isso é uma vergonha. É um desrespeito ao desportista. Só que esses senhores da imprensa estão sendo ridicularizados e ainda não perceberam.
    Eu gosto muito de sintonizar em todas emissoras, e percebi há agum tempo que o os comentaristas da rádio inconfidência, especialmente o José Algusto toscano tem outra linha de raciocínio. O Raciocío lógico, verdadeiro, isento e de encontro com os fatos.
    Tomara que esses profissionais continuem com essa formação. Com relação ao grupo de jornalistas que trabalha com a : inverdade, mentira, apadrinhamento, utopia , medo e comprometimento, esperamos que um dia sua consciência sinta a dor da covardia para que possa se libertar desse mau. Aquele fato do Zezé Perrela ter entrado ao vivo no programa bastidores para detonar com o repórter Artur Morais, acusado de criar crises no clube, foi uma prova de que a imprensa é controlada por ele Zezé Perrela. O pior foi que o apresentador João Vitor xavier não defendeu o seu colega .
    O povo já não aguenta mais a roubalheira dos políticos nos cofres públicos e roubo dos nossos direitos: trabalhistas, estudantis e dos aposentados.E agora no futebol? Não. Mil vezes não.
    Cadê o conselho de ética? cadê o sindicato dos jornalistas?
    Ricardo Pinto- Contagem

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Flávio

    Ouço diarimente seus "pitacos" na Alvorada e quero lhe dizer que em 99,9% dos casos concordo com vc. Para mim, cruzeirense, só não entendo como o Tiago Heleno ainda joga no time, sem mínima condição técnica e física. Se a ordem vem de cima, (digo dos Perrelas, pois Adilson nada mais é que um técnico que discute a escalação com "os chefes")se eles fizerem as contas, só os jogos que o rapaz já entregou dava pra comprar seu passe. E ainda assim, acho que vai aprecer somente um daqueles portugueses que tem convênio de carteirinha com o cruzeiro.
    Vc Flavio que tem seus "informantes" um passarinho azul (casa torcedor tem um de uma cor né???) me contou que na final da Libertadores o pau comeu dentro do vestiário do Cruzeiro qdo o Zezé obrigou a escalar o Tiago Heleno no lugar do Anderson. E que o moço quiz partir para bater no Zezé???? è vero???? quem me contou este segredinho já tinha me passado a história das brigas e da divisão do grupo (pelo dinheiro do bicho) anates da Gran Finale.......(grande pros gringos..)

    Abraços e sucesso

    Hailton Moreira(hailtonlara@keico.com.br)

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.