terça-feira, 11 de agosto de 2009

MASSA DIVIDIDA EM DUAS FRENTES

Hoje a Massa alvinegra divide o coração: em Tallin, as atenções estarão na Seleção com Diego Tardelli, seu novo ídolo, às duas e meia da tarde. Diego na camisa do escrete canarinho. Se Dunga deixar, claro! O técnico e sua comissão, em companhia tão-somente de Tardelli, passaram 11 horas dentro do avião até descer em Frankfurt, na Alemanha. Imagine o mau humor gaúcho do homem.

Se Tardelli não jogar, ao menos, meia hora nesse amistoso contra a Estônia imagine, também, o mau humor da Massa.

A torcida alvinegra cuspirá marimbondos, como diria o saudoso Fernando Sasso. O amistoso na Estônia desfalcou o Galo hoje à noite, contra o líder Palmeiras, do seu principal jogador.

Sentado no banco na Estônia, a importância de Diego Tardelli será reclamada – e como – por aqui!

A formação de três beques é assombração ao meio-dia azucrinando a vida dos atleticanos? A proposta de Celso Roth pra logo, um esquema 3-5-2 agrada-me, desde que o time tenha bons alas e dois marcadores fortes no meio-campo. Então não é a proposta de Roth que assusta. Falta elenco.

PITACO. “A última vez que usou o esquema 3-5-2, o Galo bateu no São Paulo jogando bem”.. Do beque Alex Bruno, substituto de Evandro.

Conhece aquela brincadeira de criança na qual a música roda, enquanto a meninada gira em torno de cadeiras? De repente, para a música e todos têm de se assentar. Quem perder, sai da brincadeira e retiram uma cadeira.

Mais ou menos a coisa vai assim no Brasileiro. Rodam a música e quando param o som, cai algum treinador. Desempregado? Tiram-lhe a cadeira? Sai da brincadeira? Que nada. Logo tem vaga e tem alguém em seu lugar.

Ney Franco, meu bom conterrâneo, caiu no Botafogo e está em Curitiba acertando com o Coxa.

Na vaga do Botafogo, talvez Wagner Mancini. Mas se bobearam este aparece em Salvador, no lugar de Carpeggiani que viria pro Flamengo. No Fogão, então, quem? Cuca. Vocês saberão primeiro do que a Trincheira. É o tal fuso horário.


Viva o interior, não deixo de cantar nunca: “Minha terra tem Palmeiras, onde canta a sabiá; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.

Casemiro de Abreu com certeza nasceu em Caratinga, à sombra dos laranjais da casa da ex-rua das Flores, 241. As palmeiras do Jardim Grande o inspiraram.

Não é falta de assunto, não. Quero expor meu lado interiorano pra demonstrar a alegria que sinto com as campanhas do Uberlândia, Uberaba e Tupi na Série D. E na Série C o Ituiutaba, também, quase na outra fase, ao vencer o Gama por 2 a 1.

Do Mecão, guardo minha boca pra comer minha farinha. 0 empate lá (0 a 0) foi bom. Porém não se deve esquecer que o empate com gols aqui, no Estádio Independência, classifica o Brasil de Pelotas. Sem festa, por enquanto...

Convém o turco Eduardo Maluf voltar a conversar com a rapaziada: gente tirou o pé contra o Coritiba com medo de expulsão e cartão. Depois, tome multa no lombo. Mas deixar Marcelinho Paraíba fazer gol pode!

Henrique, um dos melhores em Curitiba, levou o terceiro cartão. Fabrício, o pior, não levou cartão algum; nem de ponto. Athirson, preguiçoso, merecia cartão azul. Gilberto, cartão de boas vindas.

Se seguir esta lógica que o destino colocou-lhe à mão, Adilson Batista daria boa acertada na equipe.

Na direção de Telê Santana, este Thiago Ribeiro ficaria depois do treino aprendendo chutar a gol e a passar. Umas três horas; igual fez com Eder Bomba. O cara faz tudo certo, na hora de chutar ou passar: pé no balde de 50 litros de leite.

Que Paulinho Pedra Azul é um dos mais importantes poetas e compositores desse Brasil varonil, eu sei. Que é cruzeirense azulão, também. Mas que Gabriel Azzi, seu filho com minha conterrânea Isabel é atleticano; que apesar de tocar bem dois instrumentos, prefere ser treinador de futebol, surpreende.

Gabriel tem 19 anos, faz Educação Física, e já se diplomou como o técnico mais novo do País, no instituto do Vanderlei Luxemburgo. Esses dias, tirou diploma fornecido pelo Milan, num curso ministrado em BH. O primeiro, reconhecido pelo MEC. Onde está o Cruzeiro que não leva esse gênio urgente pra Toca?

Um comentário:

  1. Muito interessante o comentário de hoje. Você estácerto!!!

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.