sábado, 12 de setembro de 2009

Gol de Placa Kalil

Rapaz, o Alexandre Kalil tem sacudido o futebol mineiro: Carini, Coelho, Corrêa, Renteria, Jorge Luis e agora Ricardinho. Este, ao lado do lateral Júnior, formará o selecionado grupo de atletas campeões mundiais, com a Seleção Brasileira. Não me lembro de a Cidade do Galo passar por momentos tão importantes no quesito reforços há tempos. Pelo menos, acabou a mesmice por lá.

Claro que os opositores internos e externos dirão que esse pessoal não tem mais estímulo e só veio buscar o pouco dinheiro do Galo. Pura inveja! São contratações das mais respeitadas e têm 90% das expectativas gerais de darem retorno no gramado. Ou alguém duvida da capacidade de algum deles?

Ricardinho traz a fama de desagregador. Nem na Seleção teria conseguido sobreviver em grupo. A Placar, - lembra-se? – fez enquete entre os jogadores em atividade no País querendo saber qual o “maior traíra” do futebol brasileiro. Ricardinho ganhou disparado! Ninguém, contudo, teve peito de contestar seu talento em campo.

Aos 33 anos, Ricardinho vem pra resolver o sério problema da armação do Galo. É camisa 10 sonhado: canhoto, de excelente passe, boa marcação e ótimo arremate de curta e longa distância.

Talvez pouco lento pra quem se proponha jogar na rapidez do contra-ataque. Ótimo nas partidas complicadas: joguem a bola pra ele que a descomplicação surgirá. Kalil bota frente maior em Perrela maior ainda na corrida dos reforços.

Não adianta os cartolas do Cruzeiro tentarem tapar o sol que esquenta a cabeça do Adilson Batista com peneira. Muito menos fingirem que nada tem acontecido. Claro que tem. Claro que existe racha no elenco celeste. Claro que o jornalista Eduardo Arruda, na seção Painel, da Folha, escreveu sobre a verdade da Toca da Raposa.

A preferência manifesta de Adilson por sua turma rachou o grupo. O desgaste natural com o tempo de trabalho e a perda da Libertadores criaram sub-grupos que pouco se falam e transferem responsabilidades. A Trincheira alertou a pendenga há bom tempo.

Irritado, Adilson vê fantasma ao meio-dia. Pegou a imprensa mineira pra cristo, porém não consegue esconder o que tá escancarado: Adilson amedronta os jovens valores e treme diante dos medalhões. Estes mandam no time, mas não assumem nada.

Se Zezé Perrella pensa que “as fontes estão mais por fora que casco de tatu” convém que ele passe mais pela Toca 2. Ou desconhece as peripécias que Thiago Heleno tem aprontado?

Fale na intimidade com alguns jovens e coroas. Talvez, até seja legal conversar com Juan Pablo Sorin. Quem sabe Zezé aprende alguma coisa?

Agora se de fato Zezé não desmerece a notícia da Folha, conforme destacou na coletiva, é porque acredita nela. Nem que seja em 10% do que Arruda escreveu. Na Trincheira sei que não acreditará nunca, como ela, também, nunca acreditou nele.

E mais: não se trata de resolver a questão dispensando o treinador que é pra lá de competente. Apenas de conversar com ele: ensiná-lo que, aos 40 anos, tem bastante coisa ainda pra aprender. O bom líder existe pra resolver problemas assim, sem defecções.
.
A postura de ameaçar com dispensa qualquer atleta inconformado é ditatorial, faz parte do período de chumbo. A democracia permite diálogo entre patrão e empregado sem que isso seja quebra de hierarquia.

Sei lá o que pretendeu Adilson ao promover um coletivo aberto à Imprensa: botou Leonardo Silva ao lado de Caçapa no primeiro tempo e depois trocou este por Gil. Na lateral direita, entrou na primeira fase com Elicarlos e depois colocou Patric. No ataque usou Thiago Ribeiro (arre!) e Guerrón, depois Soares (arre!).

A invenção da lateral direita, onde não terá Jonathan, lesionado, é pra conter o ala esquerdo do Inter, Cleber. Por causa disso, Patric entregou a abertura do coletivo, ao afirmar que não tem preocupação em marcar Cleber porque nem jogará. Será banco.

Donde se pode concluir que Caçapa, também, fez degrau pra Gil; e olhem lá se não foi até pra Thiago Heleno. Quem sabe a zebra azul não pinte, assim mesmo, lá pelas bandas da Beira-Rio no domingo?

Celso Roth, feliz com os reforços que pingam cotidianamente na Cidade do Galo, tá mais alegre com os que saem da enfermaria. Contra o Furacão deverá ter Coelho e Jonilson. A volta do volante, junto com Jorge Luis, vai atenuar os problemas da zaga.

Quer assistir a primeira partida da decisão da Série C entre ASA x América, em Arapicara? Vá ao Independência. Isso mesmo, ao Independência. Por cinco reais inteira, ou dois reais meio, ingresso de estudante, você acompanhará a partida em telões imensos. Como se estivesse no estádio.

A realização é do Portal Uai e da TV Alterosa. A televisão não mostrará ao vivo a primeira partida por ser domingo, às quatro da tarde, horário que Sílvio Santos não libera nem a pedido do Papa. Porém, na segunda partida, sábado dia 19, a Alterosa transmitirá a decisão junto com o Portal Uai. Enfim, a inteligência não morreu em Beagá.

A craque Marta, melhor jogadora de futebol do mundo, segundo a Fifa, fez a festa na Vila Belmiro, com direito a ser recebida pelo Rei Pelé. Marta, contratada por três meses, foi emprestada ao Santos pelo Los Angeles Sol, dono de seus direitos. Disputará a Copa do Brasil, de 15 de setembro a 15 de dezembro e a Primeira Libertadores de Futebol Feminino de 4 a 18 de outubro.

Atualmente, com 23 anos, Marta é unanimidade nacional. Wanderlei Luxemburgo, técnico dos marmanjos, ousado como é, bem que poderia driblar as normas da Fifa, da CBF e enfiar a Marta, de cabelos bem curtinhos, no seu time. Teria uma camisa 10 digna do nosso eterno Rei.

Falando em Wanderlei, ele jogou duro com o brucutu Domingos, quebrador de ossos nos treinos do Peixe. Afastou-o por tempo indeterminado do clube. A última de Domingos: deu um carrinho no jovem goleiro Rafael, 20 anos, recém saído dos juniores e quebrou-lhe a tíbia e o perônio. Reincidente, Domingos foi botado pra correr. O futebol mais uma vez agradece a Luxemburgo.

2 comentários:

  1. Como sempre essa imprensa mineira querendo plantar crise dentro do Cruzeiro,vide Itatiaia e os Associados,deixem meu Cruzeiro em paz e parem de falar que o grupo esta Rachado!!!principalmente esse Ivan Drummond que só sabe botar toda culpa no Adilson Batista!
    Até que enfim temos um treinador que peita essa imprensa que quer criar um mal estar no Cruzeiro!Vigília>>>
    www.imprensamineira.org

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio Anselmo , gostaria primeiramente de poder dar parabéns a você que para mim , hoje , é o único comentarista que enxerga as coisas da maneira que são e não se deixa levar por presidentes que querem mandar na imprensa como fazem (PERRELAS). Adoro ouvir seus comentários na rádio alvorada. Parabéns , e continue assim : imparcial e sincero.

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.