sexta-feira, 18 de setembro de 2009

XÔ SECADORES E AZARENTOS

E não é que algumas expressões maldosas povoam as cabeças dos descrentes, secadores e azarentos. Não creio que sejam americanos. São debochados. Aquela da torcida caber numa Kombi será difícil acabar com ela, mesmo sendo óbvio que se trata de brincadeira. Porém, depende mais da própria torcida americana tirar o pijama em situações normais e aparecer; ela se acostumou a desenrustir-se somente nas ocasiões especiais, como a de hoje.

Pior são as outras. Tipo: coisas que só acontecem ao América; enterraram um sapo com a boca costurada no campo do América; o Coelho é assim: quando mais se espera por ele, prega peça. E por aí vai. Só se esquecem que ele não pregou nos campeonatos mineiros ganhos na época de ouro, nem na Copa Sul-Minas de 2000, nem no Brasileiro da Série B em 1997 e nem no último título estadual, em cima do Galo, no Mineirão, em 2001.

Com o devido respeito, mas o ASA de Arapiraca pode sonhar a vontade em virar o jogo, mas não terá vez. O Coelho entra hoje no gramado do Independência como campeão da Série C e só sairá derrotado se todos os deuses do Olimpo jogarem contra e os rapazes de Givanildo de Oliveira tiverem diarréia coletiva.

O pessoal fala dessa remota possibilidade como se fosse caso rotineiro. Não é nada disso. O normal é o time que obteve vantagem tão expressiva mantê-la sobre controle e a experiência do time americana e de seu técnico contará bastante quando a bola rolar. Cada minuto tem que ser vivido com a intensidade de uma vida inteira.

Como gosta de afirmar Wanderlei Luxemburgo ao perguntarem-lhe sobre os perigos do placar favorável por 2 a 0: “Mas que perigos? Eu quero entrar em todos os jogos ganhando de 2 a 0”. E eu, também, Luxa. A maior preocupação e o cobertor curto estarão nas mãos do ASA. Basta ao América jogar com inteligência e a torcida apoiar bastante.

O Coelho não terá a experiência de Evanilson. Lamentável. Mas joga o garoto Danilo que compensa com fôlego e vontade. Euller, outra soma de experiências iguais em conquistas e decisões, estará no banco. Conta muito essa força.

Parabéns, de novo, ao Portal Uai e à TV Alterosa que transmitirão a decisão ao vivo. Quebra a mesmice global e mostra a nova cara do Coelho pra Minas toda via tevê e para quem gosta de futebol no mundo todo, via internet. Segundo o pessoal dos Associados, o jogo de ida foi visto em 39 países. Excelente.

Não se pode esquecer que hoje tem também Portuguesa x Ipatinga, na Arena Barueri, em São Paulo e que o Tigre vem de boa vitória sobre o Bragantino. Que repita a dose agora fora de casa e não se mire no exemplo do time horroroso que levou de 5 a 1 do Campinense.

Fora da Sul Americana, o Galo só pensa agora na Libertadores, no G-4, no Campeonato Brasileiro e quem sabe, tudo é possível, no título nacional. Celso Roth acerta nas mudanças que anuncia no Recife amanhã: o uruguaio Carini e o apoiador Márcio Araújo.

Duas alterações que mudarão a cara do Galo: a zaga, com certeza, estará mais tranquila com a experiência de Carini no gol em vez do menino inseguro Bruno; o meio-campo terá maior velocidade na puxada dos contra-ataques com Márcio Araújo.

PITACO DO PELÉ: “O único gol que Maradona fez de cabeça foi com a mão”. Boa, meu Rei.

O leitor William Tito Soares, com a costumeira linha e educação, discorda da minha coluna de quinta-feira, 17. Então espaço pro William pitacar à vontade: “Na coluna você fala da mágica do Kalil em adquirir os reforços para montar o time. Não tenho nada a ver com isto, afinal não torço pelo seu time, mas quem acompanha futebol há mais tempo sabe que mágica é esta”.


"O Kalil, antes de ser um dirigente, é um apaixonado torcedor do seu clube e age mais como torcedor como dirigente. Ele é aquele mesmo que deixou de vender o Guilherme e o Marques por uma pequena fortuna e pouco tempo depois o clube ficou sem os 2 sem o dinheiro. Em 2003, o Perrela não trouxe o Alex Alves porque ele custaria para o clube mais que o Alex Talento o Deivid e o Aristizábal juntos. O Kalil bancou a vinda dele.

“Mais recentemente o Renteria. O Perrela disse que ele se tornaria o jogador mais caro do plantel e não trouxe. O Kalil trouxe. Se os números do Perrela são verdadeiros, ele tem o salário maior que o de Tardelli e de Eder Luis juntos e não joga o que qualquer dos dois joga. Que o Atlético não está nadando em dinheiro, todos sabemos. Portanto, é esperar para ver...”.

Resposta: O presidente de qualquer clube tem por obrigação ser o maior torcedor do time de futebol. Ou Perrela não torce pelo Cruzeiro com igual fanatismo? A mágica de Kalil está em colocar os pagamentos em dia e contratar reforços. Sem dinheiro no cofre. Outra coisa: há quanto tempo você acha que acompanho futebol?

Por outro lado Luis Rossi Filho, atleticano, escreve pra dizer “até quando o torcedor atleticano terá de esperar pela explosão dos foguetes que, devem estar totalmente encharcados como Renan Oliveira, Tchô, Chiquinho, e este Renan que na estréia contra o Cruzeiro fez gol contra, no jogo seguinte contra o mesmo Cruzeiro, fez penalti; ontem atrasou a bola para o goleiro no penalti por ele batido”.

“Tá duro de aguentar esta turma; será que não está na hora de emprestá-los para ver se melhoram alguma coisa, pois oportunidade foi o que mais tiveram. O Bruno também é um desastre, pois na hora da penalidade se o batedor der a famosa paradinha, o goleiro tem de ficar quieto e aguardar a decisão do atacante e não pular para qualquer lado antes da batida. Pelo visto vai demorar muito para consegui defender um penalti, deveria pedir ao João Leite uma aulas. Seu blog está ótimo, continue assim e meus parabéns.”

Resposta: falou Luiz Rossi. A opinião tem suas boas razões. Quem não gostar que as conteste. Guardo minha boca pra comer minha farinha.

Meu blog: www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com Mande seu pitaco ou participe de nossa enquete atual. Quem vai estourar no futebol mineiro: Gilberto ou Ricardinho? Xiiii.

4 comentários:

  1. Tô gostando de ver sua imparcialidade. Acho que são os cabelos brancos que estã fazendo isso, não ?
    Sobre a enquete Gilberto x Ricardinho, mesmo atleticano que sou, acho que o Gilberto tem mais chance por estar entrando em um time montado e entrosado. Lembro-me de quando o CEC contratou o Renato Gaúcho e ele se deu muito bem, mas quando foi para o Galo não teve o mesmo sucesso. Por que ? Ora, colocar um único jogador em um time pronto aumenta suas possibilidades de ele se dar bem. E como o time do Barro Preto tem, há vários anos, equipes montadas, suas contratações, mesmo que sem muita expressão, costumam deslanchar. Mas ainda acredito que o Ricardinho foi uma bela aquisição do Galo.

    ResponderExcluir
  2. pretocufabh@yahoo.com.br20 de setembro de 2009 13:35

    Bom dia , Flavio Anselmo !
    Desculpe estar abordando outro assunto,mas pelo bom reporter que vc é espero que esta noticia possa ser de grande importância para o esporte especializado.
    Ontem a Equipe Robervais de MG foi campeão da 4ª Etapa do Campeonato Nacional de Basquete de Rua realizado em Madureira debaixo do Viaduto Negrão de Lima no Rio de Janeiro.

    Classificado para a grande final que será realizado no mesmo localno dia 03 de Outubro.
    mais informações no site : www.liibra.com
    http://www.liibra.com/2009/in.php?id=2009/resenha_quarta_etapa

    Sucesso no trabalho.
    Preto C
    CUFA-MG
    Coordenador de Esportes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Flavio Anselmo.
    Hoje a naçao Atletica tem o que comemorar temos um gde time, infelismente temos um treinador mediano que entra em campo para nao perder.
    Infelismente com essa mentalidade do Ruth nao vamos a lugar nenhum.
    Que saudades do Levi Culpi.
    um gde abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. flavio anselmo como sempre tu não enteder de futebol mesmo heim !!!!! dizer q o fabio é melhor q vitor do gremio tu ta de brincadeira deixa um pouquinho de lado o seu lado de conselheiro do cruzeiro e comenta a verdade do futebol pois o grande medo Q vc e o seu amigo flavio carvalho q tambem é consenheiro do cruzeiro q o ATLETICO DOMINAR O BRASIL E O CONTINENTE SULAMERICANO INTEIRO COM O TIME Q ESTAR FOMANDO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.