segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GALO MERECE LABUZANAR-SE COM ESTE MELADO

Ricardinho, um dos importantes nomes da vitória do Galo sobre o São Paulo, sábado, no Morumbi, (1 a 0), pediu que todos dosassem a euforia da volta à vice-liderança. Mas, como evitar tudo isso, depois do fechamento da 30ª rodada amplamente favorável aos alvinegros? O Galo merece lambuzar-se todo nesse melado que não tinha a menor chance de provar quando o Brasileiro começou.

A conversa geral era de que o time lutaria pra não cair, ou no máximo escaparia do descenso, pegando a Copa Sul Americana.

Na reta final da competição, faltando oito rodadas ou e cada equipe disputando 24 pontos, o Galo de Celso Roth tem 50, é o segundo colocado, atrás do Palmeiras, líder com 54. É verdade que o G-4 tá mais embolado que abraço de polvo com aranha.

Só que o melado é outro: vem com gosto do título ou com uma vaga na Copa Libertadora. Então, meu caro Ricardinho, este pessoal, ainda que prematuramente, tem direito de comemorar à vontade. Lambuzar-se como queira.

A rodada vestiu-se de preto-e-branco. A começar pela vitória no clássico de seis pontos no Morumbi: o Galo superou os mais pessimistas e venceu onde calculavam derrota. A entrada de Ricardinho deu a inteligência que o time precisava pra jogar.

O retorno do goleador Tardelli deu ao ataque o matador que faltou no dérbi mineiro. Sábado que vem o Mineirão e a Massa farão a diferença contra o Vitória e quem sabe com mais entusiasmo. Basta que o Palmeiras ajude e continue em decadência e perca pontos contra o Santo André, nesta quarta-feira no interior paulista.

Direis: a rodada, também, não foi ruim para o Cruzeiro, também. Mas não foi tão boa quanto à do Galo. No sábado, o Avaí venceu o Goiás (2 a 1). Bom e ruim. Bom porque segurou os goianos; ruim porque o Avai encostou com 43 pontos contra 45 dos celestes. O empate seria o ideal.

O Galo vencer o São Paulo esteve na mesma situação. O melhor seria o empate. Palmeiras 0 x Flamengo 2, então, foi danado. O Mengão sobe e se afasta do Cruzeiro. O Palmeiras não preocupa, teoricamente, não preocupa o Cruzeiro, que não sonha com o título.

O empate Flu 2 x Inter 2 foi razoável, mas se o tricolor vence, melhor ainda. Boa a vitória (2 a 0) do Sport em cima do Corinthians e ruim a atropelada do Vitória (44) sobre o Náutico. Todos torciam por uma zebra no Barradão.
De qualquer forma, o melhor mesmo foi a vitória apertada, suada e sob vaia diante do Botafogo ( 1 a 0) no Mineirão. O time de Adilson Batista, com três beques, venceu após bom primeiro tempo e de um segundo lento e insosso.

Pra complicar a torcida chamou o treinador de burro na hora das substituições e teve o troco dele, quando Thiago Ribeiro marcou logo após. Gritou Adilson, em direção à torcida: “Toma”.

A extemporânea manifestação de Adilson pode ser condenada por muita gente. Pra mim foi normal. E não teve a intenção de mandar a torcida a lugar nenhum como querem alguns.

Usou a expressão “Toma”, como se quisesse dizer: “Tomou papudo!” Adilson é um rapaz educado, e só perde a compostura, sem ser ao extremo, quando os repórteres o apertam nas coletivas.

Outra bobagem é afirmar que o Cruzeiro não sabe jogar com três beques. Sempre jogou. Desde os tempos de Wanderlei Luxemburgo e de Maldonado. Agora Adilson tem Henrique que é beque e é volante dos bons. Depende do andamento da partida.

O que Adilson pretendeu, alcançou: neutralizar a tropa de choque ofensiva do Botafogo, ponto alto do time no momento.

PITACO: Não baixou em mim o espírito de Maradona” brincou Adilson Batista na coletiva pós jogo.

A justificativa de Estevam Soares pra derrota do Botafogo jamais ouvi no futebol. Segundo ele, o bandeirinha que marcava o ataque carioca e a defesa azul, José Teixeira, marcou um impedimento inexistente. E concluiu: “na sequência eles fizeram 1 a 0; e depois foi só linha contra defesa.”

Ou seja, a assistente não anulou nenhum gol. Apenas marcou um impedimento, segundo Estevam, inexistente e dois lances depois Thiago marcou. O que tem uma coisa com outra?

Ex-jogadores que passaram por aqui destacaram bastante nesta rodada: o goleiro Jefferson impediu, no primeiro tempo, que o Cruzeiro, seu ex-time, abrisse o placar e conseguisse uma vitória tranquila. E o veteraníssimo Petkovic, que arrebentou com o Palmeiras, com direito a um gol olímpico, contribuiu pra alegria do seu ex-Atlético.

Pitaco da dúvida: qual dos velhinhos recuperados ou importardos é o melhor do Brasileiro?

O acidente com Soares, que deixou todos preocupados, - mas com certeza não passará de susto – abriu espaço pra pressão final botafoguense. Nada, além disso. A saída de Leandro Lima, também me pareceu errada. Fernandinho podia ter entrado no lugar de um beque, Thiago Heleno, por exemplo.

Como você analisa esta rodada: acesse WWW.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com e dê seu palpite, ou Pitaco.

4 comentários:

  1. Eujácio Souza Prates19 de outubro de 2009 22:01

    Flávio, futebol às 20:00 horas? Será que estou sonhando? E as novelas chatas? A se confirmar, esta será uma das coisas mais sensatas que "os donos" do futebol terão feito ultimamente.
    _ Sonhando de novo? Jogador do São Paulo cai na área, dentro do Morumbí, contra o Galo, em jogo apitado pelo Héber R. Lopes, o árbitro dos empates, e não foi penalty? Os "deuses" do futebol existem! Pelo menos até agora, (domingo de manhã), as previsões para o Galo, feitas na sua coluna, deram certo. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Heloiza Matos São Paulo19 de outubro de 2009 22:03

    Esta história do Bruno com a namorada está cheirando mal. Lei Maria da Penha nele.
    Heloiza Matos

    ResponderExcluir
  3. estava eu vindo de meu trabalho as 21 horas de hoje quando tive a infeliz idéia de ouvir o programa do mala flávio não sei de que na alvorada e aí ouvi o comentário do outro flávio voce mesmo falando sobre palmeiras e santo andré. daí voce falou uma coisa meio assim; agora vou falar pela lógica....o palmeiras é um time copeiro não vai deixar a peteca cair vai ganhar do santo andré...etc...e eu pensei comigo toda vez que jornalista se mete a profeta leva ferro...já passei vários emails pro tostão que já previu a queda do dunga...do adilson batista...o fracasso do diego tardelli...do flamengo, etc...todos em vão..e aí veja voc~e santo andré 2x0 palmeiras. quer um conselho seu flávio...nunca queira ser profeta e vai se dar bem na vida

    ResponderExcluir
  4. Sr Flávio Anselmo.

    Respeito sua história como jornalista, seja inteligente e saiba receber critucas:
    Você é um atleticano nojento,gosto muito do programa "Só Esportes", mas quando você começa a falar eu mudo de estação. Porquê você não assume e diz vou comentar sobre meu time do coração e assume sÔ!!!
    Você nunc amias verá seu time ser campeão, o cam não será campeão de nada nunca mais. Sou torrcedor do América e nunca vou torcer contra o atlético, apenas torço para qualquer time que jugue contra ele. Mas desejo ao seu grorioso a MESMA sorte que tiveram o Bangu/RJ, América/RJ e Moto Club/MA.

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.