sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NAS CONTAS OTIMISTAS, ESTAMOS LÁ

Uma das coisas que mais me agradam no futebol é ler as projeções otimistas e parciais dos torcedores de redação. O time deles só vai em frente; os que estão na frente só caem; os que estão atrás, encostados, não sobem. Antes do fim das rodadas isso é tão bom quanto um prato de jiló acebolado no Mané Doido, point do Mercado Central, degustando a cachaça do Geraldo Teiado lá do Caratinga. Se não tiver, pede logo Seleta.

Devaneie sobre São Paulo x Galo neste sábado no Morumbi. Confronto de seis pontos e não importa se os sãopaulinos têm o mando de campo. O Galo, reforçado de Diego Tardelli na frente, Ricardinho no meio e Jorge Luiz na defesa, é imbatível. Em disputa seis pontos, posto que ambos brigam na cabeça dentro do G-4. Coitado dos bambis!

Nem a volta de Miranda - aquele becão da roça que agrediu venezuelano e foi expulso num mero amistoso - que estava na Seleção, junto com Tardelli, ajudará a turma de Ricardo Gomes Galo na cabeça!

O pulo deste sábado será enorme: os de Celso Roth chegarão à vice-liderança com 50 pontos, contra os atuais 49 dos tricolores. Internacional (48) não pontuará diante do Fluminense, no domingo; como o Goiás (46), também, fracassará, contra o Avaí, em Floripa, o Galo nadará de braçada na 30ª rodada.

O melhor foi guardado pro final: o líder Palmeiras (54) continuará a sina maldita: será derrotado pelo Flamengo (46) – epa! olhai eles chegando – no Palestra Itália. Porco e Galo viverão, segundo os otimistas de plantão nas redações alvinegras, a balança de “água pro morro abaixo, fogo pro morro cima...”.

Pitaco sonhador: Taí, ninguém segura este Galo de Tardelli, pelo visto.

Os otimistas celestes de plantão nos jornais e nas emissoras de rádio e televisão analisam o início da 30ª rodada cá de fora da mesma forma. Só que pra eles, será um simples jogo de três pontos contra o Botafogo, no Mineirão. Favas contadas!

Ainda que Adilson anuncie o Soares de centroavante (arre!). Afinal, Adilson fez um favor ao time ao dispensar todos os atacantes fixos, à exceção de Wellington Paulista, lesionado e fora por 15 dias. E por pouco Paulista não foi, também, trocado por Zé Roberto do Flamengo. O estoque terminou com Rômulo.

Pitaco saudoso. Direis: “centroavante não nada nas águas do ex-Capitão América que viveu maus pedaços com essa turma...” Agora faz a torcida sofrer com Soares.

Sem entrar em campo, acompanhando tudo naquele hotel 20 estrelas da Toca da Raposa 2, os rapazes de azul garantem, como já se manifestaram os matemáticos cruzeirenses nas redações: os três confrontos deste sábado terminarão empatados.

Além de São Paulo x Galo, também Grêmio Barueri (41) x Santos (40); Avaí (40) x Goiás (46) somarão tão-somente um ponto cada. Ou, na pior das hipóteses, apenas quem estiver atrás do Cruzeiro (42) – sétimo colocado – haverá de vencer.

Afinal, no domingo, o time de Adilson Batista, sem centroavante, triturará o Botafogo com seus quatro goleadores: André Lima, Jobson, Victor Simões e Reinaldo. E o pobre do Adilson não tem nenhum. Sem problema! Ainda assim vai dar Cruzeiro, na visão dos otimistas de plantão.

E projetam mais em suas bolas de cristal: no domingo, o Coritiba (34) baterá no Grêmio (42), em pleno Olímpico; O Fluminense – lanterna – derrubará o Inter (48), no Maracanã; aqui concordam Raposa e Galo; mas o líder Palmeiras cortará as asas do Flamengo (45) – cruzeirense torce pro Atlético não ser campeão, e se preocupa apenas em entrar no G-4.

O Timão, dodói global, com 42 pontos não escapará de levar uma agradável goleada, na visão dos otimistas, do Sport, na Ilha do Retiro. Até bom pra facilitar a vida dos pernambucanos, ameaçados de perder os seus dois times na Série A.

Quanto ao jogo Atlético Paranaense x Santo André, o profeta azul não liga pra quem vá vencer, porém garante que o Náutico segurará o Vitória (41), no Barradão de Salvador. Anote aí e cobre na segunda-feira. Esses otimistas de plantão, nos dois lados, não erram nunca.

Ou pelo menos pensam assim: no clássico, por exemplo, todos acertaram. Os cruzeirenses porque acreditavam na vitória e os atleticanos porque sabiam que o time permaneceria no G-4. Estava escrito nas estrelas, dizem...

Não me peçam mais nada: tudo que sei e sobre o qual me informei, botei aí na Trincheira, em primeira mão. O resto é minha contribuição pra que você, leitor amigo, forme melhor sua opinião. Esse negócio de informar é coisa de repórter. Subi a ladeira: estou na cabine.

Pitaco de mãe: “Aí, Jesus – diria dona Geralda - este menino vai me dar uma trabalheira danada”. A veneranda senhora que se vire lá no Céu, pois aqui na terra continuo dando o mesmo trabalho.

O caminho pra pitacar na Trincheira agora é o meu blog. Acesse www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com e xingue a vontade. Vote, também, na enquete: “quem disse mais bobagens após o clássico: Kalil ou Perrela?”

Não posso deixar de voltar a falar sobre a decisão da Rede Globo de exigir o fim do Brasileiro com pontos corridos e retornar ao arcaico e vencido sistema de mata-mata. A CBF é contra, mas o Ricardo Teixeira morre de medo deles.

Na última vez que quis enfrentá-los pra estudar a proposta da Record teve sua vida devassada e exposta. Não que seja limpo a ponto de não merecer uma sacudida pra derrubar algumas maças podres. A questão é o motivo. Os times são vaquinhas de presépio e defendem apenas a grana. Não sei como se postará o Ministério Público em razão do Estatuto do Torcedor.

O Tigre tá numa boa: não corre o risco de cair pra Terceira Divisão e nem tem possibilidade de ascender à Série A. Tá no lugar que merece: não precisa correr feito maluco pra aspirar uma volta; nem com a ajuda dos deuses do futebol. Aconteceu uma vez...tá danado de bom. Neste sábado, o Ipatinga recebe, à noite, o Paraná no Vale do Aço. Juntou a fome com a vontade de comer.

Diz o filho de seo Vicente e dona Terezinha, o menino Chico Maia, que meus rancores estão guardados numa geladeira que trago no peito aberto. Não só meia verdade. Diz, também, que eu popularizei algumas expressões fora de uso nesse rotulado e cínico mundo de “paz e amor”.

São elas: a) amigo meu não tem defeito; inimigo eu ponho; b) inimigo se estiver morrendo na sombra puxou pro sol; amigo, busco-lhe a árvore mais frondosa de sombra celestial. Também são meias verdades. Mas que amigo meu manda neste pedaço da Trincheira é verdadeira inteira.

Veja meu amigo e prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. Mandou nota superada pra coluna e pediu que eu a publicasse. Ordens de amigo são ordens obedecidas, não se discute. Não sei se você, leitor, sair correndo ainda terá tempo de pegar algum jogo.

PITACO DO VÔLEI – Começou nesta sexta-feira, a segunda fase do campeonato mineiro de vôlei masculino, com a grande novidade deste especializado: o Montes Claros/Funadem, que venceu o último Desafio Globo Minas, derrotando os três primeiros lugares da Superliga do ano passado. Na sexta, teve na Arena-Minas da Rua da Bahia, Montes Claros X Minas, cujo resultado você, leitor amigo, soube primeiro que a Trincheira. Neste sábado, às quatro da tarde,no Ginásio Mackenzie, jogam Sada-Cruzeiro X Montes Claros.

3 comentários:

  1. Pedrão o MENINO DO RIO16 de outubro de 2009 10:37

    “Gostei da ideia de ler vc em um blog; mas continua, ainda, muito desinformado. Vc fala de fatos, como vc mesmo gosta de dizer, requentados. Faça como o Chico Maia, seu companheiro e amigo. O blog dele é atualizado sempre, é bem feito, é bonito e é eclético. Vc é um escritor razoável, mas só escreve e fala de futebol?”

    Resposta imediata: Claro Pedrão, se você quiser informações, procure os sítios próprios. Não vim pra informar. Vim pra desinformar, complicar, criar problemas e mexer com a cabeça dos alienados. Se quisesse informar, colocaria blog de informações, não sei se bonito e profissional como o do Chico Maia. Sou avô e como tal não educo, deseduco.

    ResponderExcluir
  2. tiago souza,so queria dizer para voce que voce e meu comentarista preferito,e que minha pagina ja abre tireto no seu blog e que todos os dia eu uoso voces na alvorada,e que voces sao os melhores dos melhores...e o zeze perrela dizer se o fernandinho nao viese para o cruzeiro que ele iria romper o contrato com a traffic,o fernandinho ja acertou com o sao paulo,sera que zeze vai mesmo romper!!!e mandei um abraço para a cidade de igarape..

    ResponderExcluir
  3. E num é que os seus delirantes pitacos deram certo ?
    Galo faturou São Paulo,Flamerdinha deu uma traulitada no Porcão e o time dos perrelas ganhou o jogo simples, de favas contadas, contra o foguinho. E ainda arrenbetaram com o Soares. Agora vai ficar livre dele por uns tempos. Mas Roth fica sem Éder Luís, Carlos Alberto e o carregador de piano Correa. Aliás, esse Correa está realmente sendo uma gratíssima surpresa para quem gosta de futebol. Batalhador incasável, ladrão de bolas e ainda consegue armar jogadas.
    Vamos lá, dê mais uns palpitezinhos "prá mode" o Galo ser campeão.
    Abração.

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.