quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O CIRCO TÁ QUASE ARMADO

Das 32 vagas reservadas pela Fifa pra realização da Copa do Mundo, 22 estão ocupadas. Falta a turma da repescagem. Na América do Sul, as vagas foram preenchidas conforme se esperava, não como se torcia. Brasil, Paraguai, Chile e ... Argentina, que ganhou do Uruguai (1 a 0) em Montevidéu.

PITACO DIVINO: A Guerra do Rio da Plata que não aconteceu. Não houve vítimas. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Os deuses conspiraram em favor dos hermanos.

O Paraguai só viveu o sonho de terminar as eliminatórias com o simbólico título de “campeão”. Com igual preguiça dos brasileiros, os guaranis tropeçaram na Colômbia, sétima colocada, e perderam (2 a 0) sem nenhuma preocupação. Afinal, uma das vagas é deles.

O Equador, que tinha alguma esperança, dançou eliminado, em Santiago, com a vitória chilena (1 a 0). O Uruguai disputará a vaga da repescagem com Honduras ou Costa Rica.

Com isso, a paz voltou entre os súditos argentinos do gordo e antipático deus do futebol. A cara de Dieguito Maradona foi de sofrimento o tempo todo até que conseguiu o gol salvador já no final da partida. De repente, voltou a ser o ídolo, o deus-salvador. Pra quem gosta!

A Seleção de Dunga fez um giro turístico pelo pantanal matogrossense e decepcionou a enorme torcida que lotou o Morenão. Pra dizer que não houve nada de anormal no insosso 0 a 0, Miranda agrediu um adversário e levou cartão vermelho. Se for à Copa, não joga a primeira partida.

Na Europa, a sensação ainda é a Espanha, classificada pro Mundial com 100% de aproveitamento. Fez 10 partidas e venceu todas. Portugal conseguiu vaga na repescagem, mas as duas Coréias – do Norte e do Sul – estão lá. O quê se há de fazer? É duro, não? Então, tome um Dreher...

Outras figurinhas carimbadas em Copa do Mundo garantiram suas vagas: Inglaterra, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, México e Holanda. Pode-se chamar Austrália, Japão e Gana de figurinhas carimbadas? Se as Coréias vão lá, por que não estas outras seleções?

O quê, me esquecia da Itália, Sérvia e Dinamarca? Seria um absurdo, principalmente quanto à Azurra, sempre candidata ao título como Brasil, Alemanha e Argentina. Acrescentem-se, então, as figurinhas da Costa do Marfim, o melhor futebol africano na atualidade e a África do Sul, como sede da Copa.

Navegando pela Internet, esbarro na informação de que o ex-goleiro Ubaldo Fillol, campeão mundial de 1978, e com boa passagem pela Gávea, atravessou o Rio da Plata de barco pra ver a classificação dos patrícios. O repórter Thayan Barreto, do Portal Lancenet, ficou em débito. Não informou se Fillol atravessou num barco à vela, a remo ou a vapor?

Na minha enquete atual no meu blog – www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com – quem vencerá o clássico houve empate em 46% e 8% pro empate. A enquete atual pergunta: quem falou mais bobagens após o clássico: Kalil ou Perrela? Acesse e vote. Por enquanto, Perrela tem 66% dos votos.

Recado pra Adilson Batista: sem Wellington Paulista, por 15 dias, e Kleber, até quando só Deus sabe, você tem a obrigação de descobrir no elenco outro centroavante. Com Thiago Ribeiro, Guerrón e Souza seus planos pro G-4 entrarão água.

PITACO: Os centroavantes que haviam no elenco, Adilson dispensou. Então terá de voltar aos tempos de Professor Pardal.

Como as inscrições foram fechadas, Adilson terá de arrancar da sua cartola mágica um nome pra botar na área. Caso contrário, vai pingar bola pra quem? Só ficaram nanicos.

PITACO DE ANTANHO: “Apesar da posição incômoda na tábua de classificação, o Botafogo vive boa fase”. Tá no Portal Uai. Há quanto tempo não vejo “tábua” no lugar de “classificação”.

O goleador Diego Tardelli, que segundo a maioria foi o fator de desequilíbrio no clássico em favor do Cruzeiro, com a sua ausência, retorna neste sábado contra o São Paulo, no Morumbi. Completa a tropa de choque abre-alas do Galo, ao lado de Eder Luís. O momento é o mais apropriado possível, pois se trata de um confronto de seis pontos.

Galo e São Paulo travam uma briga direta pelas primeiras colocações no Morumbi, sítio dos inimigos, onde são bem fortes. Na quarta posição, com 47 pontos, o Galo dá um pulo dentro dos conformes, sem vencer os sãopaulinos que têm 49, na vice-liderança.

PITACO SEM MEDO: “Sabemos que vamos encontrar muita dificuldade, que vai ser um jogo de seis pontos. Talvez o mais difícil do campeonato”, do beque Jorge Luis, de volta à equipe.

Já escrevi aqui nesta democrática Trincheira que dona Geralda sempre me perguntava nas repreensões: “e por acaso você estava rezando?” O goleiro Bruno, do Flamengo, sofre acusações de sequestro e agressões físicas por parte de sua ex-namorada, Eliza Samúdio.

PITACO NATALINO: Eliza diz que espera um filho dele e por causa disso, Bruno e mais três amigos a seqüestraram na madrugada da última terça-feira querendo obrigá-la a abortar.

Na Delegacia de Atendimento a Mulher, Bruno sujeito a enfrentar processo de lesão corporal, sequestro, ameaça e tentativa de aborto, disse que a moça apenas busca seus 15 minutos de fama. É a palavra de um contra o outro. Mas como diria dona Geralda: “E você estava na Igreja rezando?”

Lembrar é preciso: em Ribeirão das Neves, onde nasceu e morava nos seus tempos de Galo, Bruno esteve envolvido em várias confusões que terminaram numa delegacia de polícia. E depois diz que, se encher o saco, vai transferir-se pro futebol europeu. Mas onde?

Na agenda: convém você não se esquecer que nesta sexta-feira tem Brasil x Gana na decisão do Mundial Sub-20. Prepare-se pra ver a meninada canarinho contra os “gatos” africanos. Cada toco de homem que tem tudo, menos de 20 anos. Com certeza!

2 comentários:

  1. Flávio, Nunca vi tanta verdade como nas palavras do leitor Bruno Augusto, no Super Notícias de hoje, 15/10, em relação ao nanico, como diz ele. O cara só abre a boca para vomitar asneira. inclusive incitando a torcida por causa da troca do tunel, êta besta quadrada. Inclusive acrescento, que o último candidato que concorreu com Alvimar, (não me lembro onome) disse na época que quando os Chaves mineiros largassem o osso, todos nós teriamos uma surprêsa muito desagradavél.

    ResponderExcluir
  2. A briga tá bonita e pelo futebol que jogam hoje merecem, acho que Goiás e Inter vão rodar e Atletico, Flamengo e Cruzeiro brigam pelas duas vagas.

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.