quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LUXA TÁ DE VOLTA, MAS DO OUTRO LADO DA LAGOA

ALEXANDRE KALIL fritou Celso Roth desde a derrota para o Palmeiras. Teve ímpeto de defenestrá-lo naquele dia. Lá em São Paulo mesmo pra evitar mais conversa fiada. Segurou a barra e ligou pra Wanderlei Luxemburgo; soube, então, da questão das eleições no Santos (se Marcelo Teixeira vencesse, Luxemburgo continuaria) e da proposta do Internacional.

SEM PERDER o apetite no almoço entre eles, já acompanhado de Ricardo Guimarães, o presidente do Galo prometeu cobrir qualquer proposta, ao final do Campeonato Brasileiro. Ricardo balançou a cabeça concordando.

KALIL FECHOU-SE em segredo absoluto e fugiu até dos vestiários após as partidas pra evitar Celso Roth. Só apareceu depois da goleada diante do Corinthians pra dispensar o treinador. Aí foi esperar os acontecimentos.

MARCELO TEIXEIRA, como todos sabem, caiu no Santos e Vandeco foi atrás. No Internacional, o manda-chuva Fernando Carvalho vetou a ida do famoso técnico acompanhado de sua turma, inclusive o preparador físico e fiel escudeiro Melo.

SEM ACORDO, o Inter encerrou a discussão ontem à tarde e Kalil agiu rápido. Entrou no circuito e acertou com Wanderlei Luxemburgo.

FOI SALVO o ano atleticano! Há mais de cinco anos, o torcedor alvinegro pede Wanderlei Luxemburgo na Cidade do Galo e espera que, com seu espírito de manager, consiga fazer um grande time de competição.

LUXEMBURGO, EM 2004, foi personagem central do meu livro “Profetas do Acontecido”. Não mudei nada na minha maneira de pensar sobre ele. Não faço nenhum juízo de caráter. Nunca fiz de ninguém, por entender que devo ficar apenas no segmento que finjo conhecer alguma coisa: o futebol.

E NESSA ÁREA, qualquer outro juízo que eu faça sob pretexto de contestar sua competência, ousadia, coragem e conhecimento, serei bobo da corte. Eventualmente, claro, irei discordar de Wanderlei em escalações ou planejamento tático. Faz parte do jogo.

DISCORDEI de mestres como Telê Santana, Zezé Moreira,Enio de Andrade, Martin Francisco, Elba Tim de Pádua Lima, Fleitas Solich só pra citar alguns que passaram por aqui. Tivemos brigas famosas de ideias, como aquela no Minas Esporte com Levir Culpi. Todos me respeitaram, como eu os respeitei.

NO MEU LIVRO, Profetas do Acontecido, o leitor encontrará inúmeras passagens sobre tais discordâncias. Mas isso não interessa agora. O importante é que o Atlético trouxe um treinador à altura de grandeza histórica do clube. O melhor do Brasil.

DARÁ CERTO no Atlético? Não me cabe responder: não tenho bola de cristal. A tendência é positiva, depende do próprio clube seguir as orientações de Wanderlei nas contratações. Acreditar nele. Realmente, Vandeco faz milagres, como provou ao levar Obina pro Palmeiras e, em 2003, ao trazer Alex Mágico pra Toca.
OUTRA COISA: é preciso acabar com esta história de que Wanderlei Luxemburgo é treinador caro e que só trabalha com estrelas. Vejam o patrimônio que deixou na Vila Belmiro. Tem material jovem suficiente pra Marcelo Teixeira vender e tirar o dinheiro que botou no clube durante suas gestões. Algo em torno de R$ 50 milhões.

UM AMIGO BEM especial resolveu mandar-me uma mensagem sobre o futebol. Uma grande surpresa. Por isso, vou reproduzi-la nesta Trincheira. Trata-se do meu mestre em jornalismo, com quem aprendi a dar os passos iniciais da inesgotável profissão: o professor Augusto Ferreira Neto:

Muito gostosa e atraente a leitura do Blog do Flávio Anselmo, com
atualização quase que diária. Para quem gosta de futebol paga a pena
conferir. Os clubes brasileiros continuam endividados, sem recursos para
cumprir em dia seus compromissos, mas continuam pagando salários
altíssimos aos técnicos e aos jogadores. Um técnico de ponta (?) está
pedindo entre 300 a 600 mil por mês. Mas o técnico Andrade. campeão do
brasileiro pelo Flamengo, ganhava 30 mil e foi reajustado para 60 mil
durante o final do campeonato. Ele ganha apenas 1/8 do que recebe o
Murici do Palmeiras e dizem que 1/10 do que ganhava o Luxemburgo no
Santos. É uma aberração. Quase dez vezes mais que o salário de um
ministro de estado ou do presidente da República. O Clube dos 13 ainda
não percebeu que eles são os donos do mercado e que podem fazer um
pacto para limitar o teto dos salários dos jogadores e técnicos em
defesa dos interesses dos clubes... Seria medida de maior justiça e
equidade no tratamento desta questão...Isto só não será possível se
algum dirigente estiver recebendo algo "por fora"... prática
abominável e costumeira na realidade brasileira. (Vide caso Arruda em
Brasília)”.


DESPEDIDA DE craque foi a que teve Willy Fritz Gonser no programa Jogada de Classe na última terça-feira. Como participo do programa do Orlando Augusto, às terças e quintas-feiras, na TV Horizonte, tive o prazer ( ou desprazer?) de participar da despedida do Alemão que vai morar numa praia do sul da Bahia.

GONSER prometeu que não vai vestir mais calças compridas. Apenas bermuda. Mas instalou uma sky na sua bela casa a 200 metros da praia e continuará acompanhando o futebol do mundo todo. O programa foi emocionante, com depoimento ao vivo de Marques, e Paulo Azeredo, jovem narrador da Inconfidência, escondendo as lágrimas.

O PROGRAMA homenageou Willy Gonser por seus oito anos na bancada com uma placa de prata. Também, o presidente Alexandre Kalil lembrou-se de Willy e mandou outra placa, entregue por nosso produtor Marcelo Machado.

MAIS UMA FASE importante do rádio mineiro, do qual participo há 45 anos, se encerra com a ida de Willy Gonser para o merecido descanso dos guerreiros. Só não lhe será justo o benefício da aposentadoria que receberá do INSS.

6 comentários:

  1. GRÇAS A DEUS QUE ESSE SR. SE MANDOU.
    Sempre detonou com a nossa torcida devido os protestos contra diretorias e jogadores, inclusive do ziza fanfarrão que era seu grande amigo e o rafael ciranda "xodó da vovó" enganador! Esse ansião nunca foi atleticano! é gremista. Agora quem precisa se mandar é o tal roberto abras. Este é ainda é pior do que o ansião alemão! Vive no clube há 40 anos , bebendo e comendo e escondendo fatos sobre diretorias etc.. A massa só ficou sabendo das falcatruas do Paulo curi, ricaço guimarães, ziza etc. através de denúncias de conselheiros e oposição (Manfredo Palhares e sua turma)

    ResponderExcluir
  2. O Tonhão está se referindo ao Willy Fritz Gonser quando diz ancião alemão ? Não me consta que ele seja gremista, pensava que isso fosse exclusividade do Celso Dentadura (que já se foi tarde).

    Desconheço que o Roberto Abras vinha escondendo fatos de diretorias passadas, sempre o considerei um bom repórter esportivo. Só.
    E, se as falcatruas já eram conhecidas de pessoas como o Tonhão de outros, porque nunca fizeram as denúncias ? Falta de provas ? É muito fácil acusar sem provas.Hoje acreditamos que o Galo foi muito roubado nos últimos 30 anos, vítima dos paulocuris da vida.

    Agora, me impressiona sobremaneira, como esse senhor Tonhão é bem informado.
    No mais, Gerais. E tome Luxemburgo.

    Iraq

    ResponderExcluir
  3. Como cruzeirense doente que sou , tremí com a contratação do Luxa.
    Que inveja , cumpadi...

    ResponderExcluir
  4. Colesterol, se cuida querida! Essa doença ataca mais mulheres do que homens. Rarará.
    Independente de torcer para o Grêmio ou o Galo, o Willy Gonzer sempre honrou o microfone que usava e narrou belíssimos gols do Galo. descansa, meu amigo, que esse mundo do futebol é pra poucos. Quanto ao Roberto Abras, bem como a maioria dos radialistas, eles se locupletam, sim, dos clubes que cobrem. Se escondem notícia o fazem muito bem, pois elas continuam escondidas. E notícia, meu caro, não fica escondida... sempre tem alguém que vem a público e a revela.

    ResponderExcluir
  5. Tonhão,
    Não entendo seu rancor, seu ódio ao Willy, em todos os blogs,sites, que mencionam a despedida deste monstro sagrado do jornalismo esportivo mineiro,lá está você destilando veneno contra o Willy. Seja Feliz, não vale a pena cultivar o ódio, isso faz mal pra sua saúde.
    Abraços e feliz natal a todos.

    ResponderExcluir
  6. MENINOS, GOSTEI DAS RESPOSTAS E DA FERRADA NO TONHÃO. CULTIVAR ÓDIO FAZ REALMENTE MAL PRA SAUDE. FELIZ NATAL TB PRA TODOS

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.