domingo, 4 de julho de 2010

SEM BRASIL NÃO TENHO PLANO B. TODOS SÃO INIMIGOS.

NUNCA FIZ E NUNCA farei parte dos caçadores de bruxas depois das derrotas em Copas do Mundo. Temos cinco títulos, ganhos fora de casa, além de dois vices e um terceiro lugar. É uma disputa de cachorros grandes e não nos vejo com cadeira cativa em toda decisão.

AGORA É FÁCIL achar culpados e apontá-los com a eterna explicação dos profetas do acontecido: “eu avisei”.

FELIPE MELO ERROU? Claro que errou. Já tem idade suficiente pra entender os riscos que seu temperamento agressivo colocaria a Seleção. Mas acertou no passe a Robinho e teve média de atuação superior a várias estrelas de quem muito se esperava.

NÃO O FAÇAM DE vilão, como se tentou fazer com vários atletas em 1966 – entre eles o canhotinha Gerson – e que voltaram heróis no México, em 1970.

FELIPE MELO terá outra Copa, a de 14 no Brasil, com certeza, pra se redimir, se não for crucificado dó nem piedade.

DUNGA ERROU? Claro que sim. Confiou no projeto de grupo fechado e não se deu bem. Futebol é momento.

IGNORAR OS NOMES em evidência levantados pela torcida e imprensa antes do Mundial.

A PREFERÊNCIA por jogadores sem a competência necessária exigida numa Copa do Mundo foi outro erro.

E DAÍ? Para um treinador jovem, sem apoio da mídia e da torcida fez até bonito. Ganhou títulos e a fase das eliminatórias.

O RESULTADO PRÁTICO é o seguinte: dos quatro classificados nas eliminatórias, nenhum foi em frente.

SEGUIU O URUGUAI, classificado na repescagem.

TWITTER DO ANSELMO: Todas as opiniões serão respeitadas na Trincheira, mas não me esperem armado e caçando os possíveis vilões.

ALEMANHA X ESPANHA; URUGUAI X HOLANDA são os quatro semifinalistas, como fiz nas copas anteriores, fico na arquibancada torcendo pelo bom futebol. Apenas. Não aposto em ninguém, nem torço pra um dos semifinalistas.

AFINAL OS QUATRO são inimigos e fizeram festa na eliminação do Brasil. Não estou com a menor tesão de torcer por qualquer um deles.

SÓ TORCI UMA vez após a eliminação do Brasil: contra a Argentina. Especificamente contra Diego Maradona e sua arrogância. Lamento por Lionel Messi.

ELE CONFIRMOU o que dizem a seu respeito na Europa: tremendo pipoqueiro. Esconde-se nas grandes decisões. Vale apenas no consumo doméstico.

LEMBRAM DO QUE escrevi em uma das trincheiras anteriores? Meu Maracanazzo foi no Sariá, em 1982. Após, fiquei vacinado contra as decepções causadas nas Copas.

PITACO: DE Langlebert Drumond, meu amigo e leitor de Governador Valadares:
“Meu amigo, não sei a sua opinião, mas eu, já estou cansado de ver a imprensa
dizer "fracasso da África do Sul".

“ACHO EU, a maior falta de respeito a um grupo que se entregou de corpo e alma, durante mais de 40 dias, focado na conquista da copa. Um grupo que venceu tudo até então, mas não se pode ganhar sempre”.

“TÁ CERTO que a copa é o principal, mas, existem coisas inexplicáveis, vejamos, 82, 86, 50, 98, nem sempre o mais preparado ou o melhor vence”.

“O PIOR HOJE, foi ver no Sportv, um daqueles, não me recordo qual, elogiar a Argentina, dizendo que perdeu para a Alemanha mas jogando bem, que o Messi apesar de não fazer gol, foi o grande nome do jogo. E que o Kaká não foi o esperado”.

“A RADICALIZAÇÃO é absurda, mas vou entrar nela. Estou pensando em cancelar minha assinatura do Estado de Minas. Cansei de ler bobagens assinadas”.

RESPOSTA: Não se cansando da minha Trincheira, no resto estou do seu lado na tristeza, na alegria e na fome. Pau neles!!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Flávio!

    Concordo com voce, mas é inevitavel apontar os erros mais claros desta seleção, que fracassou nesta Copa.

    Tambem não irei perder meu tempo procurando culpados, a bomba ja estourou no colo de muita gente, ao menos temos que aprender que, colocar estagiários no comando técnico de nosso selecionado nacional, ainda mais em uma Copa do Mundo, não é a melhor idéia.

    ResponderExcluir
  3. Flávio, concordo em parte com você. Realmente não dá para se "caçar bruxas", como em toda copa que o Brasil perde.Fato é que o brasileiro não sabe perder no futebol e ponto final. Quando digo que concordo em parte, é porque o que o Felipe Melo fez foi de uma ignorância total.Uma estupidez que nunca vi até hoje em uma copa, com o time precisando do resultado.Aí o cara vai e tenta "quebrar" o adversário, no CHÃO! Foi um pouco demais,não? Mas mesmo assim não o considero o "Vilão" de 2010. Muita gente não fez nada e sai na surdina,sem críticas. O GRUPO perdeu a cabeça,a concentração, e consequentemente a copa.Pronto, foi isso, acabou.Até 2014 agora, espero que com uma equipe mais preparada emocionalmente.
    Se me permite fazer somente uma correção: temos 5 títulos, 2 vices, e DOIS 3os lugares (38, na França, e 78,na Argentina. A copa de 38 foi a 1a,por sinal, que o Brasil fez um artilheiro de copa, leônidas da Silva - 9 gols), além de um 4º lugar em 74.
    Grande abraço, e até mais.E vê se escreve com mais regularidade, faz falta.
    Renato Mello.

    ResponderExcluir
  4. GRANDES VINICIUS E RENATO. Assino em baixo. Agradeço ao Renato pela lembrança do vice de 38. Estou meio esquecido ainda após o atropelamento cardíaco. Por isso, Renato, minha frequência tem sido baixa. Sem exageros. Fui muito apressado e agora estou em Caratinga em repouso absoluto. Abs

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.