segunda-feira, 2 de maio de 2011

EU VI ESTA FERA JOGAR



O FLAMENGO TINHA UM ATAQUE DE JOEL, MOACIR, EVARISTO,DIDA E ZAGALO contra o Vasco da Gama. Campeonato Carioca de 1956. Venceu por 4 a 1, com três gols de Evaristo e um de Índio. Flameguista doente, no meus 13 anos, tinha ido passear em Niteroi,na casa dos meus tios João e Mundica. Fui ao Maracanã com meu primo Helanio, conhecer "o maior estadio do mundo". Helanio é botafoguense. Vive hoje no Espírito Santo. Na época ficou na sua enquanto eu vibrava com os gols de Evaristo, camisa nove do Flamengo e "10" na Seleção Brasileira. Disputou as eliminatórias da Copa da Suécia, contra o Peru, e logo depois o Flamengo o negociou. Ele tem a mania de dizer que, se não tivesse ido para o futebol espanhol, e disputado a Copa de 58, o "10" famoso seria outro. Jogava muito Evaristo. Naquele ano, foi artilheiro do campeonato, mas o título ficou com o Vasco, quebrando três anos de hegemonia do Flamengo. Evaristo foi um dos poucos jogadores que conseguirem ser ídolo no Barça e no Real Madrid. Atuou por seis anos pelo Barcelona (1957-1962) e quatro no Real Madrid (1962-1965). Hoje,aos 77 anos, o ex-atacante, que também acumulou passagens como treinador por inúmeros clubes, com destaque para Bahia e Grêmio - onde foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente -, além de Flamengo, Vitória,Santa Cruz e Cruzeiro,sem nenhuma destaque aqui, aponta que as cinco maiores rivalidades do futebol mundial. No primeiro lugar da listA: o duelo entre catalães e merengues.
Sobre o clássico desta terça-feira, a partir das 15h45m (horário de Brasília), no Camp Nou, pelo jogo de volta da Liga dos Campeões da Uefa, Evaristo revela sua torcida pelo Barcelona.
- Tenho sempre tendência para o Barcelona, porque vivi mais tempo lá. Acho que eles vão levar. No Camp Nou vai ser muito difícil. O placar de 2 a 0 é muita desvantagem para o Real Madrid. Acho que vai dar empate. O Madrid evidentemente há de querer buscar um resultado aceitável, que seria o empate. Será briga de ataque (do Barcelona) contra defesa (do Real Madrid). O Madrid jogará apenas para evitar uma nova derrota.(Foto Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.