domingo, 18 de dezembro de 2011

BARCELONA ENSINOU OUTRA VEZ COMO JOGAR FUTEBOL





A declaração de Neymar aos jornais do mundo que acompanharam a decisão do Mundial Inter Clubes reflete o grau de maturidade que atingiu o jovem santista. Por outro lado reflete a despreocupação dos jogadores brasileiros com informações prévias sobre os adversários. Mesmo os mais famosos.
Neymar e Cia ignoravam tudo que a imprensa do planeta, a internet, e os veículos importantes destacam todos os dias as qualidades do Poderoso Barça, o melhor time do mundo no momento?
Lionel Messi, a principal estrela do evento, que tentaram comparar ao jovem Neymar, fez declarações sem reparos. Lionel Messi tem certeza de que seu time fez uma exibição de gala e inesquecível na goleada (4 a 0) sobre o Santos.
Entretanto, minimizou o fato. Entende que o futebol praticado pela equipe, que a destacou como a melhor do mundo, se aperfeiçoa dia-a-dia nos últimos anos. E a fórmula usada está longe de passar apenas por seus pés.
– Não é a primeira vez que jogamos bem assim, mas por ser uma final contra o Santos talvez tenha mais destaque. A realidade é que o time está acostumado a fazer isso. O nosso grupo é forte, temos gana de conseguir mais coisas, o técnico está sempre em cima de nós, preparando todos os jogos como se fossem finais...
-A ideia é sempre manter a posse de bola, seja qual for o rival. E a verdade é que jogando com esses jogadores é muito fácil consegui-la. O Barcelona é o melhor time do mundo, isso é indiscutível, e faz com que todos nós nos beneficiemos um do outro.

Já a Jóia santista que não viu nem a cor da bola e entrou na roda de bobo que o Barça colocou o Peixe o tempo todo, afirmou:
-Eu não sei se o time deles é imbatível, mas hoje é a melhor equipe do mundo. Aprendemos a jogar futebol. Eles possuem jogadores fantásticos. O que vivemos aqui vai servir de lição para levar de volta ao Brasil. O Barcelona ensinou como se joga futebol.
O mundo inteiro ficou impressionado com o futebol do Barcelona. Não apenas os santistas. A imprensa estrangeira destacou a conquista como “a vitória dos deuses”.
Fiquei deslumbrado com o esquema de multiplicação do Barça que jamais vi em outra equipe. Nem na seleção holandesa de 74 e 78, a famosa Laranja Mecânica. O esquema surpreendeu o Peixe de tal forma que com 15m, os espanhóis já venciam por 2 a 0. Claramente se vê o trabalho de Pepe Guardiola na equipe que não tem zagueiros e nem centroavante fixo. Joga girando constantemente, arrebentando a marcação adversária conservadora.


Se o Barça pode, nos limites daqui, os clubes brasileiros podem também. Por que Murici Ramalho disse após a partida que o esquema 3-7-0 não tem condições de ser aplicado no futebol brasileiro?
Segundo o treinador santista, o “no Brasil seria um absurdo, viraria caso de polícia e mandariam prender o técnico. Temos o costume no Brasil de que o número de atacantes indica ofensividade, mas o Barcelona prova que é possível jogar bem e fazer gol sem nenhum atacante. Quem sabe aos poucos a gente não comece a aceitar isso no futebol brasileiro também.”
Murici levou um passeio tático de Guardiola. Bem que poderia ter conversado mais com técnico catalão e saber dele como ser ousado e utilizar tal esquema. Voltaria ao Brasil e montaria um Barça moreno. Neymar vestido de Messi. Revolucionaria o pobre futebol tupiniquim tão carente de imaginação e ousadia.
Seria eterno campeão até à adaptação dos demais treinadores desacostumados a trabalhar com a base. Lembram-se o que reproduzi do Messi no início da coluna?
Segundo ele o time prepara-se há anos para ser o melhor do mundo. Necessariamente as jogadas não têm que sair dos meus pés.
Suponho que pra fazer l/3 do que Lionel Messi faz em campo, cada time tem seu craque. Apenas faltam treinadores brilhantes, arredios ao 3-5-2 e ao 4-4-2. Aquela história de dois becões e dois atacantes: um cabeça de bagre grande, alto e outro velocista imbecil.

Um comentário:

  1. SR FLAVIO ANSELMO, MEU NOME E ANTONIO E ACOMPANHO O SENHOR DESDE O FINAL DOS ANOS 70, REALMENTE FOI UM MASSACRE O JOGO DE ONTEM. DESEJO AO SR UM FELIZ NATAL.

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.