quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESTÃO DERRUBANDO A MEMÓRIA DE CARATINGA DEMOLINDO O CINE BRASIL



Perdi a conta de quantas vezes briguei contra a imbecilidade de fechar os cinemas de Caratinga, ou transformá-los em igrejas, boates e coisas tantas. O proprietário Wantuil Teixeira de Paula ficou p. da vida, discorreu sobre sua amizade com a família Anselmo, em matérias pagas aos jornais, até no que eu tinha minha coluna.
Resolvi deixar pra lá, não por medo ou pela reação de Wantuil. Aqui tenho brigado com gente mais brava, mais perigosa, mais rica e poderosa, sem abaixar a cabeça. Wantuil está doente e internado. Sua atual esposa Fani armou então outro golpe contra a Cultura caratinguense.
Não é que a cultura de lá, no momento, mereça meu respeito. O prefeito não merece, o secretário de Cultura não merece, e os nababos que vivem em derredor, também não. Mas a história de minha terra natal merece. O Cine Brasil depredado na calada da noite pelos lobos financeiros que têm transformado a Cidade das Palmeiras na Cidade dos Espigões, conjuminados com a Sra. Fani, o prefeito João Bosco e a imprensa boca fechada, quase foi ao chão. Sua bela fachada foi destruída.
Não fosse um grupo de jovens interessados em Cultura, como é o caso de minha filha Juliana, professora de Balé, coreógrafa, sem lugar decente onde exibir sua bela arte, os vampiros predadores teriam derrubado tudo. Juliana mandou pelo Facebook e outras redes sociais um SOS em defesa da memória de Caratinga. Como se faz qualquer cidade decente com mais de 150 anos.
Heróica vigilância dos jovens. Juliana me conta tudo nessa mensagem: “Quebraram tudo por dentro, sendo que o local estava em processo de tombamento histórico. Porém, o digníssimo prefeito, no dia do aniversário da cidade, fez um decreto que autorizava a demolição e obras no local. O que é totalmente ilegal”.
“Nesta semana, quando vimos que o Cine Brasil estava uma casca, começamos a manifestação. Porém, eles aproveitaram a madrugada de domingo, e na calada da noite começaram a quebradeira. Mas estávamos de vigília, e soltamos foguete, fizemos uma confusão no centro pra que tudo parasse”.
Conseguimos, mas eles quebraram boa parte. Das belas letras na fachada, só sobrou o N. Quebraram o teto todo, e tudo por dentro. Mas hoje conseguimos uma liminar do Juiz (vou te mandar em anexo) que proibiu e demolição e ainda vetou o decreto do João Bosco. Agora eles terão que parar, e vamos aguardar o desenrolar da história!!!” 
Viva a Juventude Cara Pintada de minha Caratinga. É assim que se faz uma cidade grande, universitária. Vou aguardar o texto da Liminar concedida pelo Juiz Alexandre Ferreira, com certeza outro jovem magistrado, que não tem os vampiros predadores. Não consegui abrir o anexo que a que Juliana enviou agora. Quero publicar tudo aqui no meu blog, mostrar para os caratinguenses famosos, Ziraldo, Zélio, Aguinaldo Timóteo, Ruy Castro, que se negar a participar dessa, não amor nenhum à cultura, e nem frequentou na infância o Cine Brasil, e lógico à Mirian Leitão.
No meu blog, FlavioAnselmo.com.br, mostro as fotos da covarde destruição do Cine Brasil que a administração petista de Caratinga acobertou. Sinto mais dor ainda porque votei sempre no Lula, na Dilma e nos candidatos petistas à prefeitura de Belo Horizonte. Se não houver uma ação rápida e decisiva que encerre tão destruição, não votarei mais em ninguém desse partido.

7 comentários:

  1. Uma vergonha pra sua terra, FA! Como se destrói um cinema que representa tanto pro povo? E cadê o povo que não se manifesta contra? Vão fazer o que no lugar do mais antigo cinema da cidade, que presenciou o crescimento da juventude e do próprio desenvolvimento da cidade?
    Grita contra, tente segurar a loucura dessa gente!!! Vai difícil, face à ignorância e ao desamor de quem não cresceu ali e curtiu as matinês do Cine Brasil, de Caratinga!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre anselmo12 de julho de 2012 06:43

    Uma vergonha. Eu qus me considero caratinguense de coracao sinto uma verglnha. Me vem nq cabeca o primeiro show de uma bwnda que assisti, O'14 BIs, os fvarios filmes dos trapalhoes que ali aasisti. Parabens a todos que participam deste movimento. Nao deixem memoria de CAfatinga morrer.

    ResponderExcluir
  3. Vai babar ovo do PT, esses cara são terroristas.

    ResponderExcluir
  4. Ainda estamos esperando retratação pela postagem anterior "PÊNALTIS CHUTADOS PRA FORA PELOS PRESIDENTES KALIL E GILVAN": O Presidente do Cruzeiro Esporte Clube mereceu um pedido de desculpa pela calúnia do texto postado anteriormente.

    ResponderExcluir
  5. Não deixaremos nada acontecer Papai.... várias pessoas ligadas à cultura Caratinguense estão lutando por isso... e mesmo não Caratinguenses, que entendem a importância daquele lugar!!
    Olhem o programa da Bia Mussi, feito em Caratinga, com várias entrevistas, lá no dia.
    Bloco 1 - http://www.youtube.com/watch?v=e_jcpKFd1no&feature=plcp
    Bloco 2 - http://www.youtube.com/watch?v=j7RlN3VEmCU&feature=channel&list=UL
    Bloco 3 - http://www.youtube.com/watch?v=yB3QilhkANE&feature=relmfu

    ResponderExcluir
  6. Precisamos tornar isso publico para além dos muros de Caratinga. Deixar essa gente sem amor com vergonha de seus atos. Precisamos q mais pessoas estejam conosco na causa. Eu não moro mais em Caratinga faz pouco tempo mas minha família ainda mora lá e é a minha cidade gostaria mto de poder falar d onde sou tendo referencias positivas a oferecer.

    ResponderExcluir
  7. Lamentável mais esse episódio de destruição da cidade. Predominio do imediatismo, enriquecimento a qualquer custo, falta de sensibilidade cultural enfim. Ainda bem que resta um sentimento de pertencimento em uma parte dos cidadãos de Caratinga. Que a sua luta seja vitoriosa!

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.