terça-feira, 7 de agosto de 2012

BRASIL VAI ATRÁS DO OURO NO FUTEBOL CONTRA MEXICO


Demorou mas veio: o Brasil esperou 24 anos pra disputar a medalha de ouro inédita. A goleada sobre a Coréia do Sul por 3 a 0 colocou-o nas finais do torneio contra a indigesta seleção do México. Será sábado, às 11 horas, em Wembley. Confesso que não torci pra tal final. Aquele mexicano Geovani dos Santos, filho de pai brasileiro, me dá arrepio. Como Leandro Damião (foto) dá nos simpáticos aztecas.

O Chico Maia, hoje o repórter e comentarista dos grandes eventos esportivos mundiais,  (quem diria, aquele menino de calcanhar rachado lá de Sete Lagoas!) talvez seja testemunhar ocular da primeira medalha de ouro do futebol masculino tupiniquim. O Brasil não disputava a final desde os jogos de 1988, quando perdemos o ouro pra extinta União Soviética. Ganhamos prata, antes, em Seul, na final contra a França, em 1984.

Depois disso, só bronze: em Atlanta, 1996, e Pequim, 2008. A medalha olímpica é uma obsessão do torcedor brasileiro. Caso ela venha, as autoridades considerarão cumprido o objetivo nas Olimpíadas de Londres. Sem ligarem pros ouros do atletismo e o inédito da ginástica. Infelizmente a cultura nacional é futebolística. Por isso, sinto-me lisonjeado em ser amigo do Chico Maia, pela visão que tem do mundo do esporte. Sabe de tudo isso, o filho do saudoso Sr. Vicente. Quando voltar nos contará tudo, Tim-Tim por Tim-Tim, né Fernando Sasso, outro apelido da saudade.

Pra tristeza de muitos, dois jogadores têm feito sombra no príncipe santista, Neymar: Oscar e Leandro Damião. Este começou o torneio inibido. De repente, desandou botar a bola nas redes adversárias. Rômulo fez o primeiro gol brasileiro contra os coreanos no primeiro tempo. Na fase final, Leandro Damião sacudiu a poeira: marcou dois gols. Desta forma, o atacante colorado tornou-se artilheiro da competição, com seis gols e foi considerado o melhor jogador em campo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.