terça-feira, 21 de agosto de 2012

TABELA DA SÉRIE B NA MÃO E CONTAS NO CORAÇÃO. FIM DO 1º TURNO

Meu saudoso tio afim Lino Signorini, carnavalesco linha de frente enquanto morou em Caratinga, com seu Jeepinho especial, dava colorido e alegria as ruas da cidade. À noite, fazia brilhar e ter luz, serpentina, confetes e o imprescindível lança-perfume no Clube Municipal. Transferido pra Governador Valadares, que começava a ser plantada como cidade, tio Lino, agrimensor boa cheia, foi responsável pelo traçado e medição do território escolhido.Plantou lá sua alegria e gosto pela festa de Momo. Valadares passou a ter um dos melhores carnavais de rua de Minas.

Não sei se a história confere ao meu tio tal primazia, pouco me importa. Na realidade, neste texto queria mesmo lembrar que nos folguedos, ele era 24 horas aceso. Segundo lembraram-me alguns amigos dele nessa época, repetia sempre às terças-feiras: "O carnaval na terça-feira gorda não pode ter gosto de fim de festa. É bom lembrar que na quarta restarão as cinzas; basta soprar que o fogo todo volta". 

Meu bom, hoje é uma dessas terças-feiras gordas no futebol da Série B. Não tem gosto de final de festa, visto ser apenas o término do primeiro turno com o cumprimento da 19ª rodada. Ao contrário do Galo, na Série A, que comemorou o fictício título de campeão do primeiro turno, antecipadamente, nenhum time na Segundona conseguiu tal feito. O Vitória, líder com 41 pontos, terá de vencer o Ceará, 11º, com 26, hoje em Fortaleza se quiser o simbólico caneco.

Isso porque o Criciúma, segundo colocado, 39 pontos, tem o clássico de Florianópolis contra o Avaí, 30, tá ali encostado no nosso Coelho. Não terá o vice vida fácil esta noite. Aliás, esta última rodada do turno, como acontece na Série A, reúne vários clássicos estaduais e regionais. Pode exemplo: o Coelho irá ao Vale do Aço enfrentar o Ipatinga. São dois ex-campeões mineiros; portanto, com um pouco de boa vontade a gente nomeia a partida como clássico, também. O América está em sexto lugar, tem 9 vitórias, saldo de seis gols e 30 pontos ganhos. O Tigre tá no buraco negro com apenas 10 pontos ganhos; é o penúltimo.

O América mineiro briga com muita gente pra voltar ao G-4. Dois deles, Joinville, com 33 pontos, em quarto lugar, com 10 vitórias e saldo de 15 gols pega o Goiás, 33 pontos, quinto colocado, 9 vitórias e saldo de 10 gols, em Joinville, onde é quase imbatível no momento. Outro jogo pro pessoal do Coelho secar: São Caetano, terceiro colocado, 34 pontos, 10 vitórias, contra o indigesto Guarani, na briga pra sair de perto da G-4 do mal, com 21 pontos em 14º lugar.

Clássico, também, em Curitiba e que interessa de perto aos americanos. O Paraná Clube, 11º, 26 pontos, joga contra o Atlético Paranaense, em crescimento, e na oitava posição com 29 pontos. Em Natal, tem o clássico local. Olho nele, também, avacoelhada: o América de lá tem 28 pontos, está em nono, e enfrenta o ABC ocupa o décimo quinto lugar e tem 20 pontos. Cadê o nosso Boa Esporte? Está em décimo-segundo, com 22 pontos e pega o Bragantino, afundado em décimo-quinto, no Estádio Melão, em Varginha. Precisa vencer pra se afastar cada vez mais do descenso.

Esta é a terça-feira gorda de futebol da Série B. Convém curti-la bem, porque a televisão transmitirá alguns jogos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.