terça-feira, 20 de novembro de 2012

CORAÇÃO E ESPIRITO FAZEM PARTE DO JOGO


João Batista, meu companheiro da TV Horizonte, me envia mensagem com uma entrevista do Dr. Paulo Niemeyer Filho, o maior neurocirurgião deste País, à revista Poder que me encantou. Recentemente, ele devolveu a alegria de viver ao maestro João Carlos Martins com uma cirurgia no cérebro que permitiu ao artista readquirir os movimentos no braço e na mão esquerda. 
A Trincheira publica apenas as respostas de duas perguntas:
PODER: O que fazer para melhorar o cérebro?
Resposta: Você tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto-estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto-estima no ponto.
PODER: Cabeça tem a ver com alma?
Resposta: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente tem morte cerebral, você sente a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração bate, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.


Um comentário:

  1. Sensacional a msg que vc repassou, do Dr Paulo Niemeyer...
    Flávio Anselmo é cultura!!! Em futebol e em uma forcinha pros desanimados...

    ResponderExcluir

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.