quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MUNDO DA BOLA CONDENA VIOLÊNCIA DE BRAGHIERI SOBRE RG-10


Se os protestos contra aquela violência cometida pelo zagueiro Braghieri, do Arsenal, no lance do pênalti que RG-10 chutou na trave ficassem apenas aqui no Brasil iriam dizer que é ódio contido de brasileiro contra argentino. 
Acontece que, não apenas a atuação do craque na goleada por 5 a 2 sobre o Arsenal, mas, também, a tesoura voadora que o zagueiro deu no atacante atleticano, mereceram manchetes e fotos em alguns dos principais jornais europeus.
The Telegraph, da Inglaterra, escreveu que "Ronaldinho sobrevive a lance de horror". Também o Dayly Mail destacou: " Ronaldinho foi vítima de uma das piores faltas de todos os tempos, em terrível voadora do zagueiro do Arsenal".
Na Espanha, o Marca classificou o lance como "Selvagem". O site português "A Bola" chamou a entrada de Braghieri de "criminosa". 
A maioria dos jornais de Buenos Aires destacou mais a atuação de Bernard e RG-10, sem valorizar o placar, por causa do tamanho do Arsenal, time de um bairro de Alvejaneda, na Grande Buenos.
Porém, um dos sites afirmou numa legenda da foto: "E Braghieri nem foi preso por isso".

Não tenho  a menor dúvida - e já manifestei esta opinião aqui na Trincheira - de que Marcelo Oliveira acabará no centro de um furacão terrível nessa indecisão pra escolher o meio-campo e o ataque do Cruzeiro. Tem gente demais! Isso em vez de ajudar atrapalha.
Quem será o centroavante? Borges ou Anselmo?  E o garoto Vinicius Araújo que tem feito gols em todos os jogos-treinos terá sua chance? E o tal de Ananias? Quem jogará pelo lado do campo: Dagoberto, Luan, o próprio Ananias? Tem o pessoal que está no DM e a meninada da base.
Houve algumas especulações sobre o aproveitamento da dupla Dagoberto e Borges neste sábado contra o Tombense, no Mineirão, à tarde. Porém, só especulação. Luan e Anselmo Ramon foram titulares e os dois outros treinaram apenas fisicamente. E Diego Souza, tá em forma ou não?  Aguardem o próximo capítulo, no Mineirão.

E não é que o Cruzeiro mal contratou Everton Ribeiro e já apareceu um clube russo interessado nele! Um tal de Terek Grosnky de Moscou ofereceu esta semana a bagatela de 4,5 milhões de euros pelo atacante, ou seja, quase R$ 12 milhões. Claro que o Cruzeiro dispensou. Em outros tempos, talvez...

Rodada interessante da Libertadores, que, além da goleada de 5 a 2 do Galo sobre o Arsenal, em Buenos Aires, teve o Fluminense batendo de virada o Huachipato, do Chile, lá nos Andes. O jogo válido pelo Grupo 8 estava mole pro tricolor e, de repente, engrossou com os chilenos marcando 1 a 0. Custou sair a virada.
Aconteceu graças à entrada de Vagner no lugar de Deco. O baixinho bom de bola Wellington Nem já havia empatado e Vagner, com 24 segundos em campo, marcou 2 a 1. Talismã puro esse menino! O Flu agora lidera o grupo com seis pontos.
O Boca Juniors que perdeu na estreia pro Toluca por 2 a 1 reagiu e derrotou o Barcelona, em Guaiaquil, também por 2 a 1. Esta não é uma boa nova: se o time de Carlos Bianchi reagir por completo passará pra lista dos grandes favoritos à conquista do título.

Sobre essa história de não colocar mais clássicos regionais como jogos finais do Brasileiro, o conterrâneo  Mário Sérgio Carraro, feliz da vida com o seu tricolor carioca na Libertadores, manda um comentário, uma correção e uma adição, segundo ele.

"Primeiro o comentário. Concordo com você (enfim, garoto!) que essa alteração não faz sentido, dado que nos dois últimos anos não tivemos o "relaxamento" de alguns times nas últimas rodadas. Segundo a correção. O Guarani não jogou com time reserva o último jogo do campeonato brasileiro de 2010 contra o Fluminense. Usaram o time titular".
" Finalmente, a adição. Realmente Palmeiras e São Paulo facilitaram os jogos para o Fluminense para prejudicar o Corinthians. Mas assim também o fizeram o Vasco (antepenúltima rodada), o Flamengo (penúltima rodada) e o Palmeiras (última rodada) que jogaram contra o Cruzeiro nas últimas rodadas daquele campeonato, com a intenção de prejudicar, respectivamente, Fluminense e Corinthians".
" Além disso, o Corinthians teve jogo facilitado contra o Vasco na penúltima rodada (que queria prejudicar o Flu) e ainda enfrentou o time RESERVA do Goiás na última rodada, nesse caso devido à participação do time goiano na final da Copa Sul-Americana. Importante lembrar isso, pois caso contrário fica parecendo que apenas o Fluminense teve jogo facilitado e não foi o caso!"
Resposta: este moço é uma enciclopédia nos assuntos referentes ao futebol e, especialmente, ao Fluminense. Grato pela participação, amigo Mário Sérgio.

Maria Efigênia Vieira, de Belo Horizonte, mandou mensagem de revolta: "Senhor Flávio, recebi seu blog através de amigo e acompanho agora. O que podemos fazer para por no estaleiro um locutor e um comentarista da Sportv daqui?
O  locutor é terrível, ruim demais, engole frases; sua locução só tem ponto final e depois segue o raciocínio. Coisa mais triste. O comentarista chama-se, parece-me, Leo, é de uma tristeza danada, dá sono, vontade de desligar a telinha. Fala só bobagem, querendo ser um doutor em comentários. Para este senhor, saber tudo é pouco. Não dá mais para aguentar isso,dona Globo. Que saudades do Silvio Luiz, do Sasso, etc."
Resposta:  Cara Maria Efigênia, se a senhora seguisse meu conselhos não teria este dissabor com o tal do "pagar-pra-ver". Caro e ruim.
A propósito de uma de minhas colunas onde cito o livro "Marighella", que li, gostei e recomendo, me chega a sempre deliciosa participação do amigo e jornalista Leopoldo José de Oliveira que toca rapidamente numa experiência, com meu saudoso conterrâneo Ary Franco, na cobertura de um assalto a banco, em BH, do qual Marighella teria participado. Porém, me chamou a atenção a segunda parte da mensagem, quando Leo fala de futebol. Quem diria!
"Como não tenho vivencia no campo de futebol ( coisa que você domina como ninguém) fico muito à vontade para observar e comentar alguma coisa sobre o ultimo jogo da seleção brasileira que viram aqui em casa;  onde todos, aliás quase todos , gostam de futebol. Não vi o jogo mas quando cheguei em casa minha mulher comentou que o Ronaldinho Gaucho tinha perdido um pênalti"
"Não levei adiante a história pois no meu entender perder ou não perder pênalti para mim não faz muita diferença. Outro dia, na casa de um amigo ( este sim fanático por futebol) por questão de  gentileza assisti com ele a reprise do tal jogo ( antigamente chamava se vídeo tape).Aí sim, comecei a comentar com todos que diziam que o Ronaldinho perdeu o pênalti". "Discordei. O goleiro é que foi eficiente defendeu com categoria.O futebol deixa as pessoas ( torcedores) tão fanáticas que não reconhecem o valor do goleiro que ganha para defender os pênaltis e todos os chutes que forem dados contra ele".
"Para mim, esse Ronaldinho que está dando uma lição de civilidade em Minas além de parecer um maestro dentro do campo de futebol;  agiu corretamente.Fez o que tinha de fazer; só que do outro lado o goleiro era competente e impediu o gol".
Desculpe me entrar na área( sem trocadilho) do futebol mas acho que a observação de quem não está fanatizado pelo esporte vale, principalmente para você que é um mestre como o Ronaldinho, nessa matéria".
Resposta: quem sabe, sabe, querido Léo. A Trincheira é uma casa aberta aos grandes jornalistas. Do passado, da atualidade e dos que virão a ser... Abraços e beijão no coração a todos da família.

Um comentário:

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.