segunda-feira, 22 de abril de 2013

DE ONDE VEM ANSELMO


O mano Fábio Paceli Anselmo, titular da sucursal desta Trincheira em Brasília - assim com os homens de lá - manda colaboração pra explicar quem inspirou dona Cypriana colocar no primogênito dela , saudoso Sodico, o nome próprio Anselmo como sobrenome. Sodico era aniversariante do dia 21 de abril. E merecedor da Medalha da Inconfidência, sem nunca ser lembrado pra tanto.
"Olhaí o inspirador do sobrenome do Sodico: Santo Anselmo de Cantuária
Santo Anselmo nasceu em Aosta, no Piemonte, em 1033. Educado pelos beneditinos, quis abraçar a vida monástica. Diante da oposição do pai (conde Gondulfo) desistiu momentaneamente da ideia".
"Aos 20 anos, perante a impertinência do pai, saiu do castelo com um burro e um criado, fugindo assim da casa paterna. Aventurou-se pela Borgonha, França e Normandia. Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos ingressou no mosteiro de Bec. Era lá professor Lanfranc de quem se dizia que "sabia a gramática como Herodiano, a dialéctica como Aristóteles, a retórica como Cícero e a Sagrada Escritura como S. Jerônimo e Santo Agostinho".
Mais tarde veio a suceder a Lanfranc. Era o ano 1060. Foi nomeado abade de Bec e posteriormente, arcebispo de Cantuária. Estava-se em 1090. Santo Anselmo exerceu grande influência intelectual no seu tempo, dando à teologia foros de ciência, válida por si mesma. É considerado, pois, o fundador da ciência teológica no Ocidente. Partiu para o Paraíso no dia 21 de Abril de 1109".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.