terça-feira, 25 de março de 2014

AUTUORI CONDENA O HÁBITO VITORIOSO DA LIBERTADORES






O que o atual treinador do Atlético, Paulo Autuori, chama de "hábito vitorioso" cheira a uma crítica velada ao ex-técnico Cuca. Na verborreia própria de treinadores mais pomposos o tal de "hábito vitorioso" nada mais é do que uma estratégia que deu certo e que levou o time ao campeonato mineiro e ao título da Libertadores.

O que é isso afinal? Imagino que seja saída de bola planejada cá da defesa, com os zagueiros trocando passes entre si e de repente um deles via Bernard desgarrando-se lá na esquerda e fazia a ligação direta, que terminava sempre em gol. Ou então, a bola alta pra Jô ganhar dos zagueiros adversários e testar para um dos lados onde Bernard e Tardelli evoluíam.
Segundo Autuori, o "hábito vitorioso" exauriu-se na constância das vitórias. Os adversários pegaram o jeito do Atlético jogar e, no momento, é preciso atualizar o esquema, dentro do programa de Pep Guardiola que o mundo inteiro já adota e admira: o tick-tak. Para isso, como fez o Barcelona de Guardiola e o Bayern de Munich que ele agora comanda, transformando-o no melhor time da Europa, é preciso ter gente capacitada, no trabalho de meio-campo. Brucutus meramente tomadores de bola não funcionam. Vaidosos corredores, meros extratos dos grandes nomes da posição de ala direito, como Nelinho, Leandro, Djalma Santos, e outros, também não ajudam.
Mudar conceitos exige mudar nomes, mesmo que não sejam muitos numa equipe de futebol. Com o mercado escasso e poucas alternativas no futebol de base, para aquele setor, Autuori terá muitas dificuldades em acabar com o "hábito vitorioso". Afinal, até Ronaldinho Gaúcho, por comodidade, ajustou-se a ele, foi fator importante dentro dele, e agora, quando consegue jogar, passa o tempo todo num setor entre a lateral esquerda e a meia, em lançamentos longos pra pegar o pivô Jô. Por isso, subiu a produção de Jô, com Guilherme que sempre o acha, nas bolas rasteiras, pelas costas da zaga. (Foto Alexandre Guzanshe -DM Press, EM, Supesportes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.