domingo, 29 de junho de 2014

FUTEBOL NÃO PODE SER COISA DE DEUS. É COISA DO DIABO, GARANTE JORGINHO MEXIDIM, FILÓSOFO CARATINGUENSE


 

Caratinga – Convidado pelo amigo Jorge Magalhães, o famoso Jorginho Mexidim, que conhece a alma do nossos conterrâneos de Caratinga mais do que ninguém, fomos ver o jogo Holanda e México no Varandão Grill, do Zé Carlos, a nova sensação em restaurante e pizzaria da  Santa Terrinha. Éramos mexicanos desde criancinha e aos 40m do segundo tempo, arrisquei minha imbecil veia profética: - "Holanda ta fora, e não vira mais este jogo". Pimba, gol da Holanda. Golaço por sinal de Sneijder. Arrisquei de novo: "este foi no rabo, não consegue mais e a decisão será nos pênaltis". Foi mesmo, só que num pênalti cavado por Robben, aos 46m e cobrado magnificamente por  Huntelaar, o terceiro na relação dos cobradores. Van Persie, o primeiro estava fora; Robben, o segundo correu da raia. Perguntaram então pra Huntelaar: "Você cobra?" Já que os cobradores estavam de fora a responsabilidade dele era menor. Cobrou e marcou: Holanda, 2 a 1.

Quem tivesse ido ao banheiro do restaurante aos 40m, por alguma necessidade mais demorada e voltasse aos 47m levaria tremendo susto: "Holanda 2 a 1?" . A veia filosófica de Jorginho sintetizou tudo e a resposta seria a melhor pro assustado telespectador de volta do banheiro: "Futebol não é coisa de Deus; é coisa do Diabo". Neste quintal, costumo transferir aos deuses do futebol certas vitórias ou derrotas; estes existem no futebol. Porém, o Deus legítimo, onipresente, eterno, criador do céu e da terra, não se mete no futebol. Jorginho ta certo.

A Holanda passa às quartas de final após estar praticamente eliminada pelo México, que fez 1 a zero com Geovani do Santos e teve parte da partida sob seu domínio. No entanto, o treinador Herrera cometeu o pecado de tirar os bons e botar os marcadores. Trouxe a Holanda pra cima de seu time. Segundo o indigesto Van Gaal, foi preciso recorrer a um plano B (arre!) pra Holanda empatar e virar sobre o México. O caminho está bem claro aos holandeses. Pegam nas quartas de final a Costa Rica ou a Grécia. Filé melhor do que esse só mesmo como presente dos Céus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.