quarta-feira, 4 de março de 2015

ALGUMAS VERDADES DOS MARES DO CARIBE


COSTA RICA E CUBA - Tive bons momentos, aliás, bem superiores aos maus, nesta viagem pelo Caribe. Uma surpresa decepcionante de San José de Costa Rica porque me pareceu uma cidade que nem a minha Caratinga, só um pouco maior. Poucas atrações turísticas e olha que fiquei entre ao guia Marcos, muito bem de serviço. As atrações é que são pequenas, realmente. Depois vou mostrar fotos.

BICHO BOM É CUBA - Havana, ao contrário, me encheu o coração e o espírito de bons confrontos que a realidade de um povo vitorioso. Tem pouco por causa do embargo, mas os norte-americanos não conseguiram embargar-lhes a alegria.Falam alto nas ruas, quase gritando, numa manifestação clara de independência. Há segurança a qualquer hora, sem violência de nenhuma das partes - povo e polícia.

LAGOSTA Á VONTADE - Come-se bem, bebe-se bem - ron merito e Mojito. Se não existem os luxuosos carros e ônibus, anda-se de jardineiras, velhos buicks, e outros enormes carros americanos. Se não toparem, têmos cocotaxis ( motos com uma cobertura pra dois fregueses) e os taxis bicicletas.

HOTEL RUIM - Só não gostei do hotel que me botaram. Uma mierda, apesar de chique e de ser da empresa Cubanacan, das maiores da Terra de Fidel. Vou ter tempo pra escrever sobre a viagem e alertar os próximos turistas. Compensa conhecer Cuba. Mas escolha bem sua agência de viagem e o seu hotel.

VIDA CARA - Cuidado com aqueles que ficam na zona rica, longa pacas de Havana Vieja, a parte gostosa da cidade. Uns 18 kms. E taxi lá custa uma nota. O Crus, dinheiro deles para os turistas, quase empata com o dólar. No entanto, Cuba gosta mesmo é de euro. Mulatas! Dão de 10 a zero nas turistas europeias, branquelas.

ALEGRES PERO FECHADOS - Os cubanos, no entanto, não são simpáticos. Pareceram-me pedantes. Naquela de que "derrubamos o maior País do mundo e ninguém nos mete medo." Entre si, fazem festa, no meio dos outros, riem pouco e falam menos ainda.

GENOINO LIVRE - Pelo que penso, após o julgamento desta quarta-feira no STF, com a aprovação por unanimidade da pena de 4 anos e 8 meses imposta ao ex-deputado José Genoino, no processo do Mensalão, vai virar mote de manifestações de meia dúzia de gatos pingados dos coxinhas do PSDB, no próximo dia 15. Isso se houver mesmo manifestação.

HINO DA FEB - Serve a decisão de contraponto às mensagens dos tuiteiros e blogueiros que estão em êxtase, em fase orgástica, pelas declarações  de um general com tendências golpistas, e que botaram a turma da direita, apaixonada ditadura militar, herança que Aécio Neves recebeu do avô e do pai, cantando de manhã cedo o Hino dos Expedicionários.

MORRE MILIONÁRIO - Um infarto fulminante matou o cantor Milionário, da dupla formada com Zé Rico, e que nos anos 70, juntos, venderam 29 álbuns e 35 milhões de discos. Foi o grande momento da música sertaneja, com sucesso como "Longa Estrada da Vida".  Milionário tinha 68 anos.

VOLTO DE CABEÇA QUENTE - Com o Cruzeiro de Marcelo Pacote Oliveira sem pontaria, chutando 15 bolas pra fora, e uma na trave, além de ser roubado pela arbitragem num gol de Leandro Damião, em posição legal - segundo me informaram - os azuis não vão bem na Copa Libertadores, com dois empates - um fora, nas alturas e outro em casa. Talvez isso, acalme um pouco. Mas é preciso reagir, por que até aonde a sorte vai ajudar?

GALO FEIO - Pior é o Galo. Havia uma certa esperança, apesar da enorme desconfiança no elenco sem muita força. Duas derrotas, uma em casa, onde o Atlético era considerado imbatível. Fiquei decepcionado ao voltar a BH e saber dos resultados. Em Cuba não tive chance de acompanhar nada, com a falta de internet. Espero que minha volta esquente o pé da moçada. Domingo já tem o clássico pelo campeonato mineiro e espero que os rivais mostrem mais do que mostraram até agora.

CHICO MAIS BONITO - Parabéns ao menino Chico Maia. Seu blog, com a nova diagramação, ou programação gráfica, ficou uma beleza. Além de dar as informações maior amplitude e espaço às fotos. Até o filho de dona Terezinha ficou mais bonito na vinheta do blog. Mas não estou com inveja, não. O meu novo visual vem aí com transformações feitas por Wagner Gonçalves, o homem dos grandes sites. Ele tá na espera de uma boa foto minha, como esta do Chico. Caprichei no esquema em Havana.


FUTEBOL AOS POUCOS - Esta semana passo em branco, mas prometo que entrarei de sola no futebol semana que bem.Um pouco, também, da viagem ao Caribe, com as fotos inseridas. Uma beleza, garotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.