segunda-feira, 16 de março de 2015

SEM VER O BUENA VISTA SOCIAL CLUB


Contraste de Havana: os velhos prédios, como velhos moradores e os majestosos e belo prédios antigos, de muitas histórias.


Santa Maria do Céu! Cometi um grande pecado. Ir a Havana sem assistir o show do grupo Buena Vista Social Club é como ir  à Roma sem ver o Papa. Tentei reservar umas três noites - não há como ir ao show sem fazer reserva antes - e não consegui nem uma vaga sequer. Tudo lotado. Cheio de australianos e alemães e franceses. Em compensação fiz um ótimo passeio por toda extensão do Passeo de Marti  ou Passeo do Prado. Arcadas maravilhosas, mesmo em ruínas, formam o belo e longo corredor. 
Rodando pelo Parque Central pude sentir que este é o lugar ideal para se hospedar em Havana. Na verdade, o parque é uma praça localizada ao lado do Capitólio e de lá pode-se ir a pé a todos os pontos turísticos do centro.  Por exemplo: de lá sai a Calle Obispo principal rua da Havana Vieja, simplesmente uma pequena rua comercial e de um comércio bem vulgar.  Ao final, está a Plaza de las Armas e seus vários bares restaurantes. Ao redor do Parque ficam vários hotéis bons e baratos.
Na região estão, também, prédios antigos e históricos que fazem medo porque aparentam despencar a qualquer instante. Mas aqui se localizam Centro Habana e Prado, parte de Habana Vieja e patrimônio da humanidade. Nos restaurantes de Havana a carne de boi é uma ausência quase certa; em compensação come-se lagosta e camarão à vontade. E por um preço degustável.  Ah, tem o restaurante Ropa Vieja que tem um prato especial de carne de boi desfiada no arroz, tipo arroz carreteiro. Filê mignon e picanha estão fora do cardápio.

No La Roca a lotação é total no almoço e no jantar. Perto está Le Conejito que serve carne de coelho de várias formas. Outro prato presente em todos os restaurantes é o nordestino Baião de Dois. Chama-se aqui de Arroz Mojo ou Congris. Os garçons depois do pedido perguntam sempre: "arroz blanco o arroz moro-congris?" Cerveja local, gostei mais da Cristal. No mais o que vem na base de ron merino é bom de doer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.