sábado, 3 de outubro de 2015

AH MEUS DEUSES! NÃO SUPORTAREI, SEM VOCÊS ESTE FINAL DE SEMANA COM ATLÉTICO E CRUZEIRO AMEAÇADOS.

É de tremer e meter medo este final de semana para o futebol mineiro; que os deuses do futebol nos ajudem! Vou convocar os meus deuses, que têm pena de mim, pra que façamos pré-jogo, ou jogos, visando esfriar e minimizar o pesado clima. Escrevo de manhã, neste sábado de sol, lindo  dia de clube, piscina e papo furado, papo cabeça, de botequim, à espera de Coritiba  x Atlético, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O Coxa tem 36 pontos, um a mais que o Chapecoense, o primeiro fora da zona do rebaixamento. Então, imagine bem: o time dirigido por Ney Franco atravessa fase matadora. Desde que meu conterrâneo Ney assumiu o comando do Coxa, o time teve reviravolta e  de lanterna pulou pra fora da zona do mal. Perdeu pro Cruzeiro e voltou aos derredores da zona da briga.
A história do Galo é diferente.Olha só pra frente a fim de pegar o Corinthians que tem sete pontos de diferença a seu favor, como líder da competição. Para tirar esta diferença o Atlético precisa vencer todos os concorrentes e torcer por tropeços do Timão Paulista, que enfrenta a temível Ponte Preta neste domingo em Campinas, às quatro da tarde; também sofre forte ameaça e torcemos para que os deuses estejam ao nosso lado nesta partida. Saí pra lá.  Coringão!
Fora de brincadeira está o confronto deste domingo entre Cruzeiro e Grêmio no Mineirão, às quatro horas. O time do saudoso compositor Lupicínio Rodrigues, autor do hino do clube, vem da desclassificação na Copa do Brasil pelo Fluminense e, com certeza, vai querer derrotar o Azulão como visitante, para deixar o terceiro lugar e guardar vaga no G-4 e na Libertadores. O Grêmio tem 51 pontos e não aspira o título, quer tão-somente conquistar a tal vaga. Já Mano Menezes numa campanha com altos e baixos está em 13º lugar, com 36 pontos, luta pra não sofrer com a possibilidade do descenso. Vencerá? Meus fluídos celestes dizem que sim..
 
FUTEBOL SE MENTIRAS, CLARO QUE NÃO EXISTE

Futebol não esconde mentiras, pavoneadas, as crises de  soberba dos cartolas,; querem um exemplo atual: a Liga Sul Minas Rio, extremamente perigosa, pois dividiu opiniões, entre os cartolas dos 15 times interessado e a CBF. Dos clubes partiu a provocação do Urso Bravo Alexandre Kalil, eleito no grupo, por 10 participantes Diretor Executivo da Liga.
Kalil foi logo provocando: "A liga vai comandar agora o futebol brasileiro" . O Secretário Geral da CBF convocou coletiva pra bater forte na Liga: " Oficialmente, a Liga não foi criada. A CBF precisa de mais 48 horas pra se manifestar sobre o assunto."

FOGUEIRA DE VAIDADES

Esta Liga, não tenho dúvidas, de que se  trata apenas de  fogueira de vaidades de cartolas fora de clube. Então eu pergunto: quando os deuses do futebol acabarão com tais fogueiras, pondo fim ao charlatanismo nos clubes?

NEYLTON NO BOTAFOGO

Procurava por Neylton na Toca. O garoto revelado pelo Santos, chamado de novo Neymar,  foi emprestado de graça ao Cruzeiro no período de Marcelo de Oliveira pra estourar aqui. A fama de Pacote é de gostar de lançar promessas. Lançou nada. Neylton só entrou em frias. Marcelo negou-lhe a chance real. Saiu por baixo dos panos emprestado ao Botafogo. Nem sei se ainda está ligado ao Azulão, mas no Botafogo já fez quatro gols; vi Botafogo 2, Sampaio Correia 2 e Neylton marcou o primeiro gol de cabeça logo no início, depois deu canseira na defesa maranhense  no Castelão. O Cruzeiro precisa de atacante como ele. Espero que no final do ano Neylton volte pra Toca.

DESFALQUES IMPORTANTES NO AZULÃO

Mano Menezes coça a cabeça, anda de um lado pra outro, e lamenta a duas perdas por contusão no último coletivo na Toca: Alisson teve de operar o joelho direito e para por quatro semanas; além de Marquinhos que torceu o tornozelo. Nos momentos de lucidez, Mano decide pela esperada volta de Leandro Damião, há tempos encostado na Toca e pedido como jogador de referência na equipe. Inexplicavelmente, Mano não o lançava, nem Arrascaeta, nem Gabriel Xavier,e com falta de inteligência armava o time com três volantes. Pode até ser que na sua lucidez use também contra o Grêmio da experiência de Júlio Baptista no meio campo que formaria boa dupla com Damião. E o Dedé, tá bom ou não? O bom senso reclama sua presença naquela avenida que é a defesa celeste armada por Mano Menezes. Tomara! Volte Dedé....

NEYMAR TÁ FORA DO INÍCIO DAS ELIMINATÓRIAS.

O Tribunal Especial da Fifa, em Zurich, negou provimento ao recurso da CBF e manteve a suspensão de dois jogos para Neymar o que o deixará fora dos dois primeiros jogos do Brasil, contra o Chile e Venezuela nas eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia. E daí, resta chorar? Nada disso, o Brasil é forte o suficiente pra enfrentar o Chile em Santiago e vencer. Depois, a Venezuela em Fortaleza é barbada. Precisamos deixar de ser refém do futebol de Neymar.
De Pelé e Garrincha, que já pararam e Mané morreu, dá saudade, mas não somos seus reféns.
Enquanto se envolve com notícias ruins, como essas e a questão do bloqueio de 180 milhões em suas contas bancárias, Neymar tem momento de alegria. Está na relação de 16 nomes de onde sairá o melhor jogador do mundo em 2015.

AQUI ME SINTO BEM

Levir Culpi é paranaense; começou sua carreira com zagueiro brucutu no Coritiba. Andou pelo Brasil, até parar no Recife e lá começou sua carreira de treinador. Cheio de otimismo para o jogo contra o Coritiba afirmava antes da partida que "aqui em Curitiba me sinto bem; tenho os parentes, os restaurantes da família aonde poderemos comemorar depois. Que o otimismo de Levir Culpi dê bons fluidos ao seu inconstante Galo..."

VASCO LUTA PRA SAIR DO G-4 DO MAL

A reação que o Vasco até pouco tempo lanterna do campeonato e forte candidato ao descenso tem sido sensacional, graças ao trabalho de Jorginho, ex-lateral direito da Seleção Brasileira e campeão mundial em 1990, nos Estados Unidos. Companheiro de Dunga, com quem trabalho no escrete canarinho, na primeira passagem de Dunga por lá. O Vasco tem que vencer o Avaí, outro desesperado, no domingo, e acrescentar mais 3 pontos na sua classificação às 11 horas, horário que acabará durante o horário especial de verão.
 
 
BOA DURAÇÃO DO ROGÉRIO CENI

Numa entrevista bem humorada ao Sportv, depois do jogo contra o Furacão, Rogério Ceni afirmou que iria jogar até os 50 anos; sorriu e consertou: "Vou até os 42 ou 43 anos". E o melhor pros são-paulinos porque o veterano e líder guarda-valas continua pegando muito.

COPA DO BRASIL E AS SEMIFINAIS

As semifinais da Copa do Brasil já estão chaveadas e terão jogos porretas, como o clássico paulista São Paulo x Santos, duas partidas, na chave A. O adversário sairá da chave B, Palmeiras e Fluminense. A imprensa paulista já fala em quatro times da Paulicéia Desvairada ocupando as vagas da Libertadores, destinadas ao Brasil. E que a final da Copa do Brasil será disputada por paulistas - Palmeiras e São Paulo.

OLHOS DE ABÓBORAS
Ali estava eu, sentado no meio-fio, olhos arregalados feito duas abóboras maduras, fixadas no meu rosto, cada uma nos lados do nariz. Da boca, descia-me uma baba elástica, rolando queixo abaixo. Vinha que nem baba gosmática de boi, ruminando milho, caminhando pelo pasto plano, insosso entre as moscas, sugado por carrapatos, no meio de capim gordura.
Eu me mantinha ali há bom tempo. De bobura.
Mas estava desencorajado, fitando-lhe, enquanto você encarava a vida em redor, vazia, ainda envolvida na moda verão da sede vermelha, que combinava com o vermelhidão do seu rosto, sofrido e envergonhado.
 
Maria, Maria, Maria, perdoa-me se não tive o expediente de subir rápido sobre você, fazer-lhe massagens no peito e, também, o boca a boca. Eu talvez a salvaria daquele AVC. Fui tolo, despreparado, Matuto sem jeito. Matuto é meu espírito, que não tem idade.Trago-o em mim do mesmo jeito que o assumi na roça ao nascer. Não sei nada das coisas modernas. Sou matuto mesmo, com bichos de pé, calcanhar rachado, e mal, mal sei ler e escrever.
Jamais pensaria em fazer-lhe massagens no peito e simultaneamente boca a boca. Este tipo de salvamento é antigo, mas moderno para nós matutos. Como matuto que sou não tenho expediente para tal ação. Ô, me perdoe Maria e todos os outros em volta e os leitores. Esta é uma história de ficção pra que quando surgir um fato igual e real, você não seja matuto e tenha expediente pra salvar a pessoa amada, com massagens e boca a boca.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.