sexta-feira, 9 de outubro de 2015

JOGO FEIO. SELEÇÃO HORROSA E DERROTA MERECIDA, ESTREIA DECEPCIONANTE DO TIME DE DUNGA

 
O Estádio Nacional de Santiago do Chile, aos pés da Cordilheira dos Andes, de topo coberto de gelo, recebeu lotação total que vibrou com a vitória por 2 a 0 da Seleção Nacional, em sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, na Rússia, sobre o Brasil de Dunga, amplo favorito pro jogo. O escrete verde/amarelo não perdia pro Chile há 15 anos.
Se vibrou com a vitória, o torcedor chileno deixou o campo com uma frustração: pagou o ingresso mínimo o correspondente a 120 dólares pra assistir uma partida de baixíssimo nível técnico, truncada e disputada de intermediária.
Com meio-campo mais criativo, baseado no craque Vidal que o treinador deles, JorgeSampaoli, usou como arma secreta e iludiu Dunga. Sampaoli informou que não usaria Vidal, lesionado profundamente num acidente de carro. Durante o  jogo, Vidal atuou o tempo todo, fez gol e junto com Fernandes - outro comedor de bola - arrebentou com o medroso esquema de Dunga. O goleiro Bravo trabalhou um pouco mais depois da entrada de Ricardo Oliveira, centroavante autêntico e não sei porque ele só entrou aos 30m do segundo tempo. O pobre Jeferson teve que se virar como pode na meta brasileira.
O primeiro tempo, feio, violento e truncado, terminou 0 a 0. Davis Luiz se lesionou aos 35m e foi substituído por Marquinhos.
No segundo tempo, Sampaoli soltou mais seu meio-campo que estava marcando bem e apenas as descidas canarinho. E passou a usar o contra-ataque em alta velocidade, pelos lados do campo, e deu-se bem. Vidal marcou Chile 1 a 0,  aos 27m, num contra-ataque pela direita e que confundiu Marcelo, David Luiz, mancando, e Williams. Dunga não via nada ou por pirraça não trocava ninguém, mesmo com Hulk e Oscar amarrados e sumidos. Tomou o castigo por sua teimosia. O Chile marcou 2 a 0, placar final. Fernandes cobrou uma falta pelo lado esquerdo, Vargas, rápido, entrou entre a zaga tupiniquim e marcou o segundo gol Chile, enquanto Galvão Bueno se esgoelava convocando a torcida brasileira pro jogo em Fortaleza, contra a frágil Venezuela, dia12. Tá bom, Galvão ufanista, (ou falso ?), acredito que os cearenses estarão no Estádio Castelo Branco, menos eu. Estarei na frente da TV, acompanhando a chatice de Bueno, Casagrande, boca murcha, e de Arnaldo César Coelho, o empinado e modista comentarista de arbitragem. Dominado pelo Chile, que aplicou até olé atendendo os gritos de alegria da massa que enchia o estádio.
CANTA PARA MIM, ESTE SILÊNCIO ME INVOCA
Canto sim, pois sou tão afinado  quanto João Gilberto. Quando você me pede com esta carinha tão meiga, sinto-me o melhor, maior e mais romântico dos cantores. Torno-me Nelson Gonçalves, ou Frank Sinatra, ou Luiz Miguel ou até reencarnação de Altemar Dutra. Ah! na realidade não sou ninguém. Sou eu mesmo com  minha Alma cheia. Você me completa, torna-me maior, enorme e imenso. Solto a voz, sou barítono, solando HINO AO AMOR, coloco Edith Piaf, estupenda cantora francesa, no chinelo. Tenho o nariz grande? Viro mentiroso como  Pinóquio, - é esta mesmo a história? - e meu canto é crispado, tom rachado, voz de bêbado caído na calçada, vomitado e sujo.
CHORO SOFRIDO
Só você chora quando canto e se emociona tanto.Vou estrada afora, deixo-a à margem do lago em pranto. Sublime é o amor, o amor que tem da meiga flor o perfume e a cor, diz a inesquecível melodia "É tão Sublime o Amor", que nós curtimos no cinema, abraçados.
Nossa vida não cabe numa música, numa tarde caliente, somaremos anos e mais anos juntos, mesmo quando a morte levar um de nós.
Pouco importará, aquele que se for retonará em Espírito. Tal reencarnação invocada e privilegiada. Trará o Perispirito, com a mesma feição, do dia em que se foi.
Nada será mudado então. Você terá os olhos verdes, pintas pelo corpo afora. Eu serei misto de índio e português, e sem demora me transformarei num ente vivo, que seus poros engolem. Sua boa abrasiva absorve o resto, corpo e espírito, coisas de amantes gulosos e ansiosos.
 
RONAN DE SOBREAVISO
 
O jornalista Ronan Ramos, o repórter da camisa amarela, idolatrado pelos colegas por sua gentileza, e pelos espectadores e torcedores por sua imparcialidade e fácil comunicação cheia de boas informações, fica aceso a todos os blogs e sites. O meu e do Chico Maia, como são os principais de Minas, os mais acessados, são a leitura matinal de Ronan Ramos de Oliveira, o imperador de Muriaé. Com todos os predicados naturais que tem, Ronan quando parou. com o fim da TV Itacolomy, andou por outras emissoras, até atingir o clímax como Diretor do Cerimonial do Palácio da Liberdade o que lhe deu grande força política.
Ficou até a eleição de Eduardo Azeredo, com quem trabalhou na sequência como assessor do Senador. Hoje é diretor do SLU. Menino danado. Me chamou a atenção sobre a rodada 30ª do Brasileiro. Cadê sua informação sobre ela? Me pergunta . Tá logo embaixo, meu irmão, mestre e companheiro de longas jornadas na Rádio Guarani, Ronan Ramos de Oliveira;
 
JOGOS DA 30ª RODADA
 
O Brasileiro para com os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias do Mundial, e retoma dia 14, quarta-feira que vem, começando com  Atlético x Internacional, no Horto, onde o adversário entra vivo e sai morto, às 19h30m. A rodada se completará com Esporte do Recife x Avaí, na Ilha do Retiro; Palmeiras x Ponte Preta, 21horas, na Arena do Palmeiras; Fluminense x São Paulo, no Maracanã, às 22h: Figueirense x Flamengo, no estádio Orlando Scarpelli, às 22h. Atlético Furacão x Cruzeiro, na Arena da Baixada, às 22h. Dia 15, quinta-feira, completa-se a rodada com Corinthians x Goiás - Arena Corinthians às 19h30m; Vasco x Chapecoense, no Maracanã; Grêmio xx Santos, na Arena do Grêmio.
 
BENVINDO DORIVA, ADEUS OSÓRIO
 
Tão logo se despediu do treinador colombiano Juan Carlos Osório, o São Paulo tratou de contratar  um técnico jovem, barato e que vem acontecendo no futebol brasileiro: Doriva, que foi jogador do Atlético e aqui deixou ótima impressão de ampla liderança sadia e com conhecimento de futebol. Depois foi negociado com o São Paulo, onde ficou até encerrar a carreira. Foi campeão do mundo interclubes, como volante do time de Telê Santana.
Melhor, ainda, foi jogar num time do interior, Mogi Mirim. Lá tornou-se,também, treinador ao encerrar o contrato de atleta e como técnico foi campeão paulista. Então abriu-lhe as cortinas do futebol nacional. Rodou por aí, fez bons trabalhos e retorna ao Morumbi pra substituir um treinador internacional Osório que foi contratado para comandar a Seleção Mexicana nas Eliminatórias pra Copa da Rússia. O São Paulo está em crise administrativa. Mas tomara que o boa-praça Doriva tenha sorte e faça bom trabalho no Morumbi. Saravá!
 
VAZIO ESTOU, FRUTO DE MUITA TRISTEZA
 
Oh!, Meu Deus, como é triste se sentir vazio.
Sinto-me barril de pólvora, com um pavio.
Estou sozinho, mesmo rodeado de pessoas.
Se o pavio queima até o fim,
o barril explode. Viramos carvões
Ou chamusca todos.
Perdi minha crença, são sou mais humano,
tornei-me criança e carvão
A quem devo obediência,
Não sei fazer nada.
Oh meu Deus, porque estou desta forma;
Não creio em ninguém.
Dizem que vem, mentira. Estou só.
Ninguém cumpre o que fala.
Isso só atrapalha.
E me deixa cada dia - isolado
De corpo e de alma.
 
Observação:
 
Minh'Alma estala.
Vai partir, vou me tornar, após o estalo,
Num poste de luz pregado na rua escura.
Ninguém chega, ninguém namora sob mim
Não tenho ninguém comigo, ninguém mesmo.
Cada qual cuida de si e dos seus.
Sou pai, avô, tio-avô e o que vale isso?
Dei muito de mim e virei foto na parede.
Ou banner em cima do computador. Vale o quê?
A figura paternal que chega tem maior
presença do que eu,
Ocupa melhores espaços
com apoio dos ex-meus!
É preferível, realmente, que eu vá embora.
Seria Espírito Encarnado ou Corpo Enganado,
sem chance de ser levado ao crematório
ou à campa do velho cemitério, por falta de gente.
Que estranhos me levem, afinal sou descrente.
Perdi a fé. Que guerreiro que nada. Sou doente.
Adeus procês que juraram ser meus parentes.
 
 
 
DIA DAS DÚVIDAS
 
Hoje é dia de questionamentos. De perguntas. De dúvidas, maus pensamentos.
Besteiras!!
Trata-se  de mero exame de imagem. Ainda assim, estou numa encruzilhada.
Vou ou não pela estrada...que levará pra casa? Uns dizem que sim...
São os meus médicos, confiantes na minha total recuperação.
O exame mexeu com a fonoaudióloga Janaina e movimenta minha ansiedade.
Sigo por aqui? Hoje é dia de dúvidas. De perguntas, de questionamento
sem resposta, meu Senhor. Que sofrimento, que sofrimento
Jesus, Jesus, qual caminho sigo?
Qual não tem mais perigo? 
 
BLATTER E PLATINI TÊM SUAS CARREIRAS ENCERRADAS
Mais que afastados da Fifa e da UEFA, onde têm assentos como presidentes - Joseph Blatter na Fifa e Michel Platini na UEFA - estes dois dirigentes encerram com a decisão do Conselho Ético da Fifa suas vitoriosas, porém sujas, no futebol internacional. Blatter e Platini foram investigados pelo FBI e indiciados pela Justiça Federal da Suíça, que já os ouviu como réus. Vou colocar Jerôme Walters na relação, todavia este rato de armazém foi afastado da Secretaria Geral da Fifa há dias e agora punido de fato. Todos levaram 90 dias de suspensão.
Não poderão dar entrevistas sobre assuntos da Fifa, nem de posar como dirigentes, ou candidatar-se a qualquer cargo na entidade.
Achei a punição branda pelo tanto que roubaram e envolveram outras pessoas num rastro enorme de  corrupção, Sei que a investigação do FBI não vai parar aí que a Justiça Suíça vai agir duro.Mas estes ladrões desalmados que viviam roubando do futebol internacional nos milionários eventos dos quais são os patronos, além de acharem os governos republicanos dos Países sedes, desestabilizando  as administrações municipais, estaduais e federais com exigências absurdas, em nome da realização dos eventos. São mentirosos, charlatães, e professam o artigo 171 do nosso código penal. Precisam ser punidos, também, no Brasil, onde roubara muito junto com o presidente da CBF. Espero que a CPI do Senador Romário pegue-os pelos umbigos e acabe com eles.
Zico, o galinho de Quintino, é candidato  à presidência da Fifa no lugar de Blatter, no entanto além do apoio da CBF precisa de mais quatro confederações. Aí está o grande problema de Zico pra chegar lá. A Fifa é comandada interinamente por Issa Hayabou, líder camaronês, vice presidente simon da Fifa.
 
FALTA O HOMEM QUE ERIGIU A FIFA
 
Não me custa lembrar que Blatter era Secretário Geral da Fifa nos tempos áureos de João Havelange como presidente da entidade. Falam que foi o presidente mais atuante e que levou o conceito da Fifa ao futebol dos quatro continentes. A Fifa passou a ter mais filiados que a ONU - Organização das Nações Unidas. Havelange foi recebido por reis, ditadores da Arábia, Papas, e ficou bilionário. Não foi a julgamento no Conselho de Ética e mereceu o maior cuidado, por causa de seus movimentos políticos, junto com o genro Ricardo Teixeira, asilado nos EUA, pais onde a podridão domina. E Santo Deus, eu cheguei a ganhar o livro biográfico de Havelange, que ainda não li de tão grande que é, com autógrafo carinhoso dele. Jogo fora ou devolvo à Fifa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.