quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NA VOLTA DA VIDA BOA, O MERGULHO DE CABEÇA LAMACENTO RIO REVOLTO DA BOLA BRASILEIRA




COISA RUIM É LARGAR a vida boa das origens e mergulhar de cabeça no trabalho de destrinchar o imbróglio do futebol tupiniquim depois do longo e carinhoso abraço que recebi dos amigos em Caratinga - Jorginho Mexidinho, Aloisio Mendes Andrade, Chicão, o brilhante jornalista Humberto Luiz, o ex-cracaço Waldir de Souza Pinto, o ex-prefeito José de Assis, apenas pra citar alguns, porque a lista total não caberia nesta Trincheira. De qualquer maneira, agradeço de coração cheio de amor, a atenção de minha terra natal e daqueles com quem estive, bem como meus cunhados Maria Bonfim, Marilene e Plínio, na casa onde me hospedei, e à secretaria dele, Dalva, dona de uma santa mão na cozinha e de tempero espetacular.

SEM FALAR, é claro, na minha família de lá - Gustavo, genro; Juliana, filha querida, pedaço do céu; e as netinhas Luana, Sophia e Stela, que me rodearam, me deram amor e carinho. E na família de Gustavo, seu pai Edmar Sobreira; sua mãe Milva, suas irmãs Priscila e Emília; seu irmão Rodrigo, e esposa Eula, mais filhos deste casal maravilhoso e a parentada toda dele lá de Tarumirim. Foi um Natal maravilhoso!!

NOVIDADES - São muitas, desde a volta de Del Nero à presidência da CBF e ao seu pedido de nova licença, com a consequente subida ao cargo máximo do vice desconhecido, coronel Nunes, homem forte da Federação Paraense de Futebol e ensacado no mesmo saco de farinha ilegal de Nero. Pra quem, que nem eu, que esperava eleições gerais e mudanças totais na corrupta Confederação Brasileira de Futebol, a decepção é profunda, ainda que Del Nero fique licenciado e prometa renunciar daqui a uns meses.

E AS NOVIDADES prosseguem salientes com o desmanche no Corinthians, clube do coração da Rede Globo de Televisão. Um monte de craques campeões brasileiros se mandam, a maioria pra China - Jadson, Wagner Love, Ralf, e Gil já voaram; faltam Cássio e Elias que irão atrás, também. O desmanche corintiano lembra o da Toca da Raposa: o Cruzeiro ganhou os brasileiros de 2013 e 2014 e desmanchou o time, com a venda de seus principais jogadores. Resultado: no ano seguinte, até de treinador novo, Mano Meneses, chegou a brigar pra não cair.

PREOCUPADA com a possível perda de espaço do seu apadrinhado Corinthians e via de consequência, perda de números no IBOPE, a Rede Globo promete dinheiro suficiente na cota de televisionamento da próxima temporada a fim de que o Timão volte a ficar firme nas pernas.

QUANTO AO OUTRO TIME do coração global, o Flamengo, não será igualmente desamparado. A Globo já investiu dinheiro no orçamento rubro-negro no final de 2015 o que proporcionou ao clube carioca contratar por rios de dinheiro o famoso treinador Murici Ramalho e manter as contratações do ano, como Guerreiro. Os cofres globais também estarão escancarados para ajudar o Flamengo a brigar diretamente contra o Corinthians. O resto do Brasil terá meramente que bater palmas. Aliás, o competente Chico Maia, no seu blog, lança a seguinte pergunta:

Qual será  o terceiro time nesta temporada?

 TRINCHEIRA - Pelo que mostra o futebol brasileiro e a corrente forte rumo ao futebol chinês, posso afirmar sem medo de errar, que esta terceira posição será do Fluminense, da Rua do Sal Grosso, de Caratinga. KKKKKKKKK!

REFORÇOS MINEIROS - são, ainda, apostas que Atlético, Cruzeiro e América fazem pra 2016. O Cruzeiro de Deivid, como técnico, é o maior dos riscos mineiros. Deivid é uma incógnita porque não tem experiência e tem sido apenas assistente técnico de treinadores famosos,como Vanderlei Luxemburgo e Mano Meneses. Sua primeira coletiva de 2016, afora avalizar as contratações feitas pelo clube, até agora - Matias Pisano, 24 anos, argentino; Bruno Nazário, sei lá de onde e como joga; Sanches Miño, outro argentino, são tiros ao alvo, com olhos vendados.

AH, FALTA O CUELLAR, volante, colombiano do Deportivo Cali, emprestado ao Júnior Barranquilla, cuja contratação tá que mela, visto que o segundo tem engrossado para liberá-lo antes do cumprimento total do contrato. Tem precauções contra esses colombianos, que descem pro nível do mar cheios de cartaz e aqui se omitem, não jogam nada. Só me lembro de um: Aristizabal.

O TREINADOR DEIVID, contudo, disse algo que me agradou. Segundo ele, o elenco do Cruzeiro deverá ser ocupado em 40% por jogadores da base. Ressaltou que, desde quando jogava, viu vários talentos se perderem no início vítimas de técnicos soberbos que se negavam a trabalhar e assistir aos jovens. "Comigo será diferente, vou dar total apoio aos jovens".

TRINCHEIRA: Gostei, Deivid. Vá neste caminho que passarei a confiar no seu trabalho e no seu sucesso.

CONFIO EM CARLINHOS NEVES que não conheço pessoalmente, porém acompanhei sempre o seu trabalho como preparador físico. Agora, após dois anos com Cuca no futebol chinês e na função de Coordenador Técnico,  voltou ao Atlético no mesmo cargo. Carlinhos em entrevista ao Superesportes afirmou que o uruguaio Aguirre é uma mistura do melhor de Cuca e de Levir Culpi, o primeiro campeão da Libertadores e o segundo da Copa Brasil 2014 em períodos históricos do Atlético, e por isso acredita no sucesso do novo treinador na Cidade do Galo.

CARLINHOS CHEGOU também garantindo que o atacante Hyuri é uma boa aposta do Galo, porque acompanhou sua performance no futebol chinês, onde jogou por dois anos e quase permaneceu por lá mesmo, trocando de clube, tamanho era seu prestígio. Disse que Hyuri, grande sucesso do Botafogo em 2013 até ser negociado com o Guizhon Renhe é atacante de velocidade e de mobilidade. Junto com o equatoriano Cazares será uma boa aposta do Galo.

TRINCHEIRA - Confio nas informações de Carlinhos, porém com um pé na frente e outro atrás. Vamos esperar como os rapazes agem dentro de campo.


ADEUS, JEMERSON pode começar lamentar a fanática Massa Atleticana, porque sua revelação Jemerson, o melhor zagueiro do Brasileiro deste ano, está de malas prontas pra jogar no Sevilha da Espanha, que apresentou a maior proposta pra comprar os direitos econômicos de Jemerson: R$ 50 milhões. Negociações: o time europeu quer pagar em parcelas e o Galo quer ficar com o atleta até julho na disputa da Libertadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.