terça-feira, 14 de junho de 2016

MONOPÓLIO DA REDE GLOBO SERÁ INVESTIGADO


Esta matéria eu a encontrei num site, cujo nome não me lembro, e a guardei pra publicá-la num momento especial e que me parece chegou agora.

Diz a matéria:

"A legalidade do monopólio das transmissões do futebol pela Rede Globo finalmente será analisada mais a fundo pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A investigação será feita pela primeira vez desde que o órgão foi fundado - no início dos anos 60.

A emissora, que atualmente possui a exclusividade de transmissão dos principais campeonatos regionais e nacionais de futebol, é suspeita de irregularidades e infrações à chamada livre concorrência. O processo em andamento é o de número 0800.000721/2016-18.

+ CBF libera entrevistas no intervalo dos jogos do Brasileirão apenas à Globo 

+ Mudança no horário dos jogos do Brasileirão esbarra em acordo com a Globo, diz CBF

Segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, o Cade abriu o processo a pedido de outras emissoras de TV, que consideram o monopólio da Globo inaceitável. Desde março o conselho já acompanhava as negociações entre a Globo e os principais clubes brasileiros. Tal "pacote" daria direito à exclusividade não só na TV aberta, mas também na TV paga e na internet.

Além disso, o Cade vai analisar a legalidade de a Globo exigir que as partidas de futebol no meio de semana ocorram apenas depois da novela, o que faz com que as partidas terminem perto da meia-noite. Tal "cláusula" estaria ferindo os direitos do torcedor, obrigado a usar transporte público em horário ingrato.

Além do processo aberto pelo Cade, a Globo está sofrendo concorrência do Esporte Interativo na negociação dos direitos do futebol.

Em 2012, por exemplo, a Globo entrou em ação durante a chegada do Fox Sports ao Brasil. O canal esportivo da Fox detinha a exclusividade de transmissão da Libertadores, e o torneio começou sem transmissão na TV aberta, porque o Fox Sports decidiu optar por sua exclusividade.

"Coincidentemente", após essa afirmação as principais operadoras, Net e Sky, retaliaram o canal ameaçando não incluí-lo em seus menus. Somente depois de a Fox Sports aceitar "parceria" com o SporTV é que o canal passou a ser incluído em pacotes menores das operadoras. Essa negociação também deve ser alvo de investigação pelo Cade.

Desde o ano passado, a Globo tenta fechar um acordo com os principais clubes que, estima-se, ultrapassaria R$ 1 bilhão. Segundo apurações da publicação, a emissora estudava deixar os campeonatos regionais apenas na TV paga, e mesmo os torneios nacionais só teriam uma partida exibida na TV aberta semanalmente.

Cinco anos atrás, a Record também tentou comprar os direitos de exclusividade do futebol, negociando diretamente com o finado Clube dos 13, mas por iniciativa do Corinthians, que rapidamente fechou acordo com a Globo, a entidade acabou sendo implodida.

Por meio da CGcom, a Globo afirma que "essas consultas se referem ao mesmo procedimento preparatório do Cade. Não há um inquérito ou processo. A Globo não comenta questões em andamento no Cade, mas é importante deixar claro que a concorrência existe, e quem mais ganha com isso são os clubes. Todas as informações solicitadas estão sendo fornecidas diretamente ao órgão."

CRUZEIRO MUDA DE NOVO NA DEFESA PRA PEGAR FLA NO MINEIRÃO

Neste meio da semana haverá o momento ideal pra nossos times, recuperarem o tempo perdido e os pontos jogados fora no Brasileirão. Nesta quarta-feira, no Mineirão o Cruzeiro motivado pela vitória no clássico e bem desfalcado pega o Flamengo que passa por uma fase ruim; e vencer o Flamengo  é sempre importante.
O América, um dos últimos colocados na classificação geral, poderá subir um pouco caso surpreenda o Botafogo, outro enfiado nos últimos lugares, no jogo em Volta Redonda. Já o Atlético, há vários jogos sem vencer, terá uma chance indigesta de reabilitação em cima do Internacional, nesta quinta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

CRUZEIRO DESFALCADO

Paulo Bento teve pouco tempo na Toca da Raposa II pra treinar uma linha defensiva cheia de alterações visando ao jogo diante do Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. Sem Bryan, Lucas e Bruno Viana, todos suspensos, o técnico português precisará de criatividade pra remontar quase todo o setor. Allano, Mayke e Leo, respectivamente, são os mais cotados pra atuar, embora Fabrício Bruno tenha sido utilizado no segundo tempo da vitória de domingo sobre o Atlético, por 3 a 2, no Independência.

Único remanescente da defesa, o zagueiro Bruno Rodrigo comentou o momento e a necessidade de ter que se adaptar aos novos parceiros.
 “Nem lembrava do cartão do Bruno (Viana). Então são três jogadores. Mas todos trabalham pra quando a oportunidade aparecer. Independentemente de quem entrar, é preciso estar pronto pra ajudar o Cruzeiro. Todos treinam igual, sabem da forma que o Paulo gosta de jogar, quem entrar procurará ajudar bastante. Precisamos de um bom jogo na parte defensiva, criar chances lá na frente e vencer”, disse o camisa 4, que, em diversas oportunidades no passado, teve Léo como companheiro de zaga.
Paulo Bento comandou a primeira e penúltima atividade antes do jogo contra o Flamengo. O trabalho regenerativo não mostrou a intenção do treinador, mas a tendência é que Allano seja improvisado na esquerda, já que o grupo não conta com jogadores de ofício na posição (Sánchez Miño deixou o clube recentemente), e Mayke reassuma a direita – o jogador se recuperou recentemente de lesão. O grande mistério é com relação ao companheiro de zaga de Bruno Rodrigo. Mais experiente, Leo é, teoricamente, a primeira opção. No entanto, Fabrício Bruno foi o escolhido para substituir Riascos no segundo tempo do jogo contra o Atlético e ajudou bastante nas bolas aéreas..

Ainda sem vencer como mandante no Brasileiro (dois empates e uma derrota), o Cruzeiro tentará, diante do Flamengo, dar sequência à ascensão na tabela de classificação. Cruzeiro tá na 15º colocação da Série A, com oito pontos, e chegará a 11 se bater o rubro-negro. Dependendo de difícil combinação de resultados, poderá pular pro quinto lugar. Na sequência, o time viajará ao Rio Grande do Sul, onde enfrentará o Grêmio, no domingo, às 19h, na Arena do Grêmio.

O CRUZEIRO TEVE NOTÍCIA RUIM NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA.

O meia Élber, que sentiu a coxa esquerda no clássico contra o Atlético, passou por exames na segunda-feira, que constataram um edema no local. Portanto, o jogador mais uma vez tá vetado. Não entra na partida contra o Flamengo, desta quarta-feira às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. 
Além dele,  como o zagueiro Bruno Viana recebeu o terceiro cartão amarelo; Lucas, Bryan e Lucas Romero, expulsos no clássico; o meia Robinho entregue ao departamento médico se recuperando de um edema na coxa, passam a ser seis desfalques pra  partida contra o Rubro-Negro. Alisson deve ser mantido no lugar de Robinho, e Willian herda a vaga de Élber. 

SONHO DE GUARDIOLA: DIRIGIR SELEÇÃO BRASILEIRA

Uma dos destaques do Bayern de Munique na última temporada, Douglas Costa elogiou bastante o técnico Pep Guardiola, com quem trabalhou no seu primeiro ano no clube alemão. O treinador já assinou com o Manchester City, da Inglaterra.

 Segundo o meia-atacante, o técnico espanhol tem o desejo de, um dia, comandar a seleção brasileira.
- Ele sempre brincava comigo que, um dia, o sonho dele era treinar o Brasil. Mas ele gosta muito do futebol brasileiro, tanto que ele busca isso nos times dele. Os times dele sempre têm brasileiros - disse o jogador.
Douglas chegou a comparar Pep Guardiola a todos os treinadores brasileiros somados. Nesta segunda, o jogador explicou a comparação.

- "Eu falei que o Roger, do Grêmio, tem uma qualidade extraordinária, que o Tite tem a dele, e o Guardiola tem tudo isso em um cara só. Alguém levou para o lado errado, que eu estava falando que o Guardiola valia por dez treinadores do Brasil. Não foi o que eu quis dizer. Só quis dizer que ele é muito diferente. Ele tem a capacidade de mudar o jogo em um momento, entra sem zagueiro em campo. É muito diferente. Ele já me colocou de volante, e eu nem sei marcar".

BOTAFOGO E AMERICA BRIGAM PRA DEIXAR LANTERNA

O América terá novidades no time que enfrenta o Botafogo, nesta quarta-feira, no confronto direto entre os dois últimos colocados do Campeonato Brasileiro,marcado pras 21h, em Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira..

O volante Leandro Guerreiro levou terceiro cartão amarelo, na derrota  pro Internacional, e tá suspenso e não joga contra o time pelo qual mais atuou na sua carreira. Entrou em campo 222 vezes pelo alvinegro carioca, entre 2007 e 2010.

No lugar do capitão americano, joga Claudinei. Ainda no setor de proteção à zaga, Sérgio Vieira resolveu alterar a configuração da equipe e trocou o volante Ernandes pelo meia Alan Mineiro, teoricamente deixando o time mais ofensivo. A terceira mudança ocorreu na defesa. O treinador português optou pela entrada do zagueiro Artur no lugar de Sueliton.


O time principal do Alviverde, montado pro confronto contra o Botafogo, terá João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo; Claudinei e Juninho; Osman, Eduardo e Alan Mineiro; Borges. América embarcou na manhã desta terça-feira pro Rio de Janeiro e segue pra Volta Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.