terça-feira, 15 de agosto de 2017

MICALE C0MEÇA A TIRAR GALO DO PURGATÓRIO COM A VITÓRIA SOBRE FLAMENGO POR 2 A 0.

A vitória contra o Flamengo (2 a 0) marcou o fim da grande maratona no Atlético e uma semana de folga antes do jogo, o que permitiu a Rogério Micale comandar mais treinos e começar a ajustar o coletivo da equipe. Finalmente o alvinegro terá outra semana livre, sem jogos. O tempo até a partida contra o Fluminense, na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro, pode ser importante na recuperação de jogadores como Fred e Gustavo Blanco.

A última vez que o Atlético teve uma semana para treinar foi após a conquista do título do Campeonato Mineiro sobre o Cruzeiro. O time jogou no domingo contra o rival e só voltou a campo no sábado seguinte, contra o Flamengo, na abertura do Campeonato Brasileiro.Desde este jogo foram 27 partidas no período de três meses (92 dias),  média de uma partida a cada 3,4 dias. Nesta nova fase da temporada, o Galo tem apenas quatro partidas agendadas nos próximos 30 dias. Caso avance na Primeira Liga, contra o Internacional, jogará mais uma vez no período.

No duelo contra o Flamengo, o técnico Rogério Micale não contou com Fred e Gustavo Blanco. O primeiro se desgastou muito na partida contra o Jorge Wilstermann, pela Libertadores, e foi preservado contra os cariocas pra aprimorar a parte física. Já o volante ainda não havia se recuperado de tendinite no tornozelo esquerdo. O tempo vira aliado fundamental na recuperação dos dois atletas.

No momento de decisões, os gols se tornaram artigos raros no Atlético. Nos últimos 11 jogos, o time balançou as redes apenas seis vezes. Marcou nos duelos contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Levou três. Teve 180 minutos e não marcou nenhum  sequer contra o Jorge Wilstermann. Foi o primeiro clube do Brasil a ser eliminado por equipe da Bolívia na história da Libertadores. A eficiência ofensiva vai ser determinante para o Galo mostrar qual caminho vai tomar até o fim do ano.

GALO MUDA REPERTÓRIO DOS CHUVEIRINHOS.

Uma das principais causas do desempenho ruim do ataque e dos resultados negativos em casa era o pequeno repertório ofensivo ao Atlético. Há vários jogos, o Galo se tornou equipe de uma jogada só. Frente a adversários organizados defensivamente ou retrancas, o Alvinegro não encontrou saídas. Tabelas, dribles e penetrações para achar espaços foram lances difíceis de serem vistos. Contra o Flamengo, o repertório aumentou com lances pelas beiradas, dribles curtos e bolas rasteiras positivas, como a jogada de Luan pela direita e que culminou com o segundo gol, o de Heman. 0 Atlético já não é mais refém do "chuveirinho".

TRINCHEIRA: A esperança da Massa é que o Galo Doido começou  a ressurgir no Horto neste domingo, nos 2 a 0 do Flamengo, tradicional rival carioca do Atlético, na abertura do returno. Ainda é o começo, pois não teve grande atuação a não ser o tamanho exato pra vitória que o fez subir bem na tabela de classificação.


PERDOE-ME, SENHORA, SOU INCAPAZ DE ESCREVER UMA ORAÇÃO DIVINA PARA HOMENAGEÁ-LA E AGRADECÊ-LA NO SEU DIA, HOJE.


Por isso, recorro à inteligência e sensibilidade de jornalistas amigos e capazes, como Carlos Felipe Horta, meu companheiro de trabalho nos Diários Associados por muitos anos e dos profissionais mai respeitados na Imprensa nacional, cujo belo texto publico abaixo, para representar minha oração que minha limitação impediu-me de escrever. Ei-lo:
• AS NOSSAS NOSSA SENHORA– Hoje, sob alguns dos seus títulos, sinal claro da extensão de seu culto, a Mãe de Jesus é lembrada em muitas cidades mineiras, começando com Belo Horizonte onde é feriado municipal, dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem.
Em Romaria, cidade de pouco mais de cinco mil habitantes, são esperadas duzentas mil pessoas. É dia de Nossa Senhora da Abadia. Mas a "Santa Mãe de Deus" também é festejada como a Nossa Senhora do Bom Sucesso em Caeté; Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa; Nossa Senhora da Conceição do Carmo, em Mariana; não esquecendo que a Nossa Senhora da Piedade, pela qual é invocada e festejada como a padroeira de Minas Gerais. São dezenas de títulos e basta pegar um livrinho de rezas e lá encontrar a "Ladainha" em que é chamada de "Rainha dos Apóstolos", ""Virgem Poderosa", "Rosa Mística", " Porta do Céu", " Rainha do Sacratíssimo Rosário", "Mãe do Bom Conselho", "Espelho da Justiça", "Torre de Davi" e muitas outras invocações que demonstram o alcance da devoção popular para esta figura que pouco aparece nos Evangelhos e sobre a qual ainda há muitos pontos de interrogação."
." Um deles, por exemplo: onde ela teria morrido? Em Éfeso, onde teria morado por muito tempo ou em Jerusalém, para onde teria retornado? Como foi a sua morte? Não há uma documentação concreta como também não se sabe qual a idade com que morreu. Segundo a tradição comum, entretanto, ela teria sido sepultada em Getsemani, em lugar que se tornou objeto de culto em Jerusalém. Também é crença comum de que seu corpo foi elevado ao céus, nascendo daí a expressão " assumpta", origem maior da comemoração de hoje, a Assunção de Nossa Senhora.
"É importante fazer uma distinção entre os dois termos : "Ascenção" e "Assunção". Enquanto Cristo "ascendeu" por si próprio, Maria foi "elevada" pela força divina. A data de 15 de agosto foi escolhida para recordar este momento e, em Minas, como no Brasil e outras partes do mundo, o dia serve de motivação para que a Mãe de Cristo seja cultuada por muitos títulos, quase sempre originados de milagres, histórias e lendas. Claro que há outras datas e até mesmo meses dedicados à Mãe de Cristo."
" No Brasil, por exemplo, maio, o "mês das coroações", tradição vinda da França; ou outubro, "mês do Rosário", linda tradição de nossos congadeiros e do povo. Sem falar em outros títulos como o de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, 12 de outubro, dia em que sua imagem teria sido encontrada no rio Paraíba do Sul, por Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, no distante ano de 1717. Exatamente há 300 anos. Pelo mundo, as lembranças nos levam a Nossa Senhora do Carmo, de Fátima, da Graça, do Desterro, da Esperança, da Boa Morte, do Perpétuo Socorro, de Guadalupe, da Luz, de Lujan, de Lourdes, de Nazaré, do Bom Parto, das Mercês, Medjugorge, da Penha, do Porto, da Soledade, da Visitação, do Pilar, de Muquém, de Montserrate, das Neves, das Oliveiras, da Guia, de Loreto, da Lampadosa, da Luz, Nossa Senhora das Brotas, Desatadora dos Nós, da Cabeça, da Boa-Nova, do Bom Conselho, da Ajuda, Aquiropita, Dores, Caravaggio, da Carpição, da Consolação, a da Fé, a de Salete, da Visitação e outros e mais outros. "
"Porque cada lugar tem a sua Nossa Senhora, numa multiplicação que só pode ser explicada pela devoção popular. E isso nos leva ao soneto colocado por Waldemar Tavares Paes no livro "Nossa Senhora nas Lendas e na Poesia: "Nossa Senhora é como as rosas". Elas são muitas e todas "rosa".


COPA DO BRASIL - SEMIFINAIS

Nesta quarta, as emoções subirão de nosso espírito e irão para os picos das montanhas mais altas do universo: no clássico carioca Flamengo x Botafogo e no mais forte jogo das semifinais da Copa do Brasil/2017- Grêmio x Cruzeiro, em POA, no Estádio Olímpico. Aqui entram em campo os dois mais ganhadores do torneio, são nove títulos colocados no gramado -  cinco do tricolor gaúcho e quatro dos azuis mineiros.
Não vou me manter isento: no Rio, retorno à minha origem e me vejo menino correndo pelas ruas sem calçamento de Caratinga, vestindo minha camisa rubro-negra pra torcer desbragadamente pelo Flamengo. Sonhava apenas ser narrador esportivo, ou comentarista de uma grande emissora, apresentador esportivo numa televisão sem deixar de ser "uma vez Flamengo, sempre Flamengo".
Realizei o sonho e hoje aposentado lembro-me de como foi bom afastar-me do Flamengo e voltar-me para o futebol mineiro. Então de compromisso novo, logo estarei torcendo desbragadamente pelo Cruzeiro que numa fase ruim ainda leva minha esperança e fé de vencer o ótimo time do Grêmio em POA. Vou confessar uma coisa: em 1958 fui ao velho Independência assistir o amistoso Atlético x Grêmio, a convite do Doutor Otacílio da Mata Lopes, casado com minha prima Eny.
Os gremistas tinham uma equipe enorme. Lembro-me do zagueiro Ailton, do volante Elton, dos atacantes Joãozinho, Vieira, ou Vi, e Alcino. Existiam outros nomes importantes, mas eu os esqueci agora. Goleou o Galo por 4 a 1.
A partir de então passei a admirar os gremistas e seu hino, composto por Lupicínio Rodrigues; - "Até a pé nos iremos..."começava seu hino.

TRINCHEIRA: Também naquele ano fui ver um jogo do Cruzeiro, no campeonato mineiro e passei a admirá-lo. Sou cronista esportivo mineiro, presidente da AMCE uma vez, porém a China Azul sempre desconfiou dela.

RUEDA ESTREIA NO FLAMENGO

O colombiano Reinaldo Rueda, Campeão da Libertadores 2016 pelo Atlético Nacional, de Medellín, 60 anos, assinou o contrato nesta segunda-feira, na sala do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello e no domingo, em Belo Horizonte, acompanhou a derrota por 2 a 0 para o Atlético, no Independência, ainda sob o comando do interino Jayme de Almeida. Ele foi apresentado após o treino desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, centro de treinamento rubro-negro.
Rueda desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo e foi recepcionado pelo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, no Aeroporto do Galeão, antes de pegar o avião para Minas Gerais.
O colombiano de 60 anos chegou a um acordo com o clube na última sexta-feira. Antes, ele já havia aceitado a ideia de trabalhar no Brasil, mas ainda restavam algumas pendências, como questões financeiras - tudo resolvido antes do fim de semana.

PAULINHO NO BARÇA

A diretoria do Barcelona confirmou hoje a contratação do volante brasileiro Paulinho, que estava no futebol chinês e chega ao Camp Nou como substituto (sic) de Neymar. É a quarta maior contratação da historia do Barcelona, atrás de Neymar, Suarez e Ibrahmovic. O clube espanhol depositou a importância de 40 milhões de euros - cerca de 150 milhões de  reais, multa contratual do atleta, que no Barcelona foi estipulada em 120 milhões de euros, ou 452 milhões de reais.

Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a melhor forma de se identificar em Comentar como: Depois pitaque à vontade.